Aperte enter para pesquisar

Irati

Vereadores aprovam PL que inclui a Romaria Penitencial do Itapará no Calendário Oficial de Festividades do Município

Assessoria

-

13 de maio de 2022

Foto: Divulgação/Câmara

Os vereadores aprovaram por unanimidade de votos em duas votações, o Projeto de Lei nº 009/2022, que inclui no Calendário Oficial de Festividades do Município de Irati a Romaria Penitencial do Itapará. De autoria do Presidente Helio de Mello, o projeto objetiva valorizar ainda mais este importante evento realizado há mais de 20 anos e que reúne milhares de fiéis de Irati e de outras cidades e Estados.

 

Com a aprovação do projeto, a Romaria ficará incluída no Calendário Oficial de Eventos do Município e continuará, tradicionalmente, sendo realizada todo ano no período quaresmal, época que traz oportunidades de graça: oração, penitência e jejum.

 

Conforme o autor do projeto, há mais de 20 anos a tradicional Romaria Penitencial do Itapará é realizada durante o período da quaresma, onde fiéis de diversas cidades do Paraná e até de fora do estado, se reúnem na Igreja Ucraniana Assunção de Nossa Senhora, no Distrito de Itapará. “O evento tem como principal objetivo a oração e a penitência, por isso, a programação abrange Via Sacra, Missa e confissões e, por conta disso, possui grande apoio dos moradores da região, que sempre dedicam empenho na sua realização, por isso a importância do evento ser considerado oficialmente uma festividade do município”, enfatizou.

 

 

Para Helio, a Romaria não é apenas uma festa, é muito mais que isso. “É um evento realizado na quaresma, em um tempo de penitência, momento oportuno de espiritualidade e reflexão. Esta Lei visa registrar a Romaria na história de Irati. A   organização do evento continuará sendo realizada pela comunidade, acrescentaremos apenas a parceria do município que passará ajudar na divulgação da Romaria e no atendimento do evento com ambulância, Guarda Municipal e demais ações”, destacou.

 

Aprovado em duas votações por unanimidade de votos e muitos elogios dos vereadores que reconhecem a importância do evento para o Itapará e município, o projeto segue agora para sanção do prefeito.

 

Assessoria Câmara Municipal de Irati

Compartilhe essa matéria!

Receba as notícias do Portal Clique no celular!

Comentários

Notícias Relacionadas

EMPREGO

Vagas da Agência do Trabalhador de Irati para quarta-feira (18)

ADMINISTRATIVO • Secretária(o) com formação técnica em florestas ou agrícola ou ainda com Ensino Superior em Engenharia Florestal....

SOLIDARIEDADE

Provopar de Irati precisa de doações de agasalhos e cobertas

O Provopar de Irati pede apoio da população com doações de roupas, principalmente de agasalhos, e também de cobertas. Com a queda brusca de...

DESTAQUE

Varas da Fazenda Pública de Irati expedem R$ 3 milhões em precatórios que devem começar a ser pagos em 2023

Em Irati, as Varas da Fazenda Pública expediram R$ 3 milhões em precatórios. O número representa quase 5% de todos os precatórios...