Aperte enter para pesquisar

Segurança

Três agentes da Guarda Municipal de Irati concluem curso de operador do ROMU

Kelly Ramos

-

23 de novembro de 2021

Três guardas municipais de Irati passaram por curso de 11 dias, em São José dos Pinhais. Foto: Divulgação

A Guarda Municipal de Irati, recentemente, passou a contar com três agentes com formação no Grupo de Rondas Ostensivas Municipais da Guarda Municipal de São José dos Pinhais (ROMU). Misael Iozwiak, Lucas Jean Cardoso e Fagner Landucci passaram por uma ampla formação, que proporciona maior preparo profissional para atuar nas diversas situações do dia a dia.

 

A primeira etapa para participar do curso foi realizar um criterioso teste de aptidão física (TAF), que tinha pontuação mínima a ser alcançada. Na sequência, já aprovados, passaram 11 dias em São José dos Pinhais. “Foi um curso que testou muito a parte psicológica, física e técnica dos participantes”, explica Misael.

 

 

Durante o curso, os 35 guardas municipais participantes passaram por diversas situações difíceis, que exigiram muito de cada um. Entre elas, longas marchas, exposição ao frio e chuva, pouco tempo de descanso e acesso escasso a comida. “Normalmente, a saída era cedo e a volta somente de madrugada. É um curso que trabalha muito o psicológico, onde são colocadas situações de risco, confrontos, abordagens, controle de multidões, em que o agente tem que saber como funciona e estar preparado”, explica Misael.

 

Entre os instrutores que foram responsáveis pela formação, estavam agentes do Serviço de Operações Especiais (SOE), grupos táticos, aéreos e delegados da Polícia Civil do Paraná e guardas municipais de Curitiba. Segundo Misael, a formação foi importante também pela atualização profissional, com as recentes técnicas utilizadas no setor de segurança. “Agente bom é aquele preparado para dar a resposta que a população precisa e também defender sua vida. É resolver os problemas da melhor forma possível, resguardando a vida de terceiros”, ressalta o guarda municipal.

 

O curso iniciou em 18 de outubro e finalizou no dia 29, com formatura e comemoração pela etapa concluída. “Aprendemos que somos mais fortes do que pensamos”, finaliza Misael.

 

 

Compartilhe essa matéria!

Receba as notícias do Portal Clique no celular!

Comentários

Notícias Relacionadas

SEGURANÇA

Guarda Municipal e ONG resgatam animal em situação deplorável em Irati

Uma cena triste de maus tratos a um animal foi registrada pela Guarda Municipal de Irati na terça-feira (07). Após denúncias, foi localizado em...

CRIME AMBIENTAL

Polícia flagra crime ambiental em Teixeira Soares

  Em atendimento a denúncia, Policiais Ambientais constataram numa propriedade rural na localidade de São Domingos, no município de...

DESTAQUE

Tenente de Irati é premiada no RJ por artigo sobre a história da mulher na PMPR

A tenente Gisleia Ferreira, que atua na 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, foi premiada no II Concurso Nacional de Artigos Científicos...