Aperte enter para pesquisar

Irati

Tosse é o sintoma mais presente em casos de covid-19 na região de Irati

Bárbara Gardin

-

16 de outubro de 2020

Informe da 4ª Regional de Saúde será divulgado quinzenalmente. Foto: Reprodução

Na quinta-feira, 15 de outubro, a 4ª Regional de Saúde deu início a um sistema de divulgação do parâmetro dos casos de covid-19 nos municípios que a integram.  Os resultados detalhados apresentam um parecer técnico e explicativo da doença na região. Um dos destaques é o sintoma mais frequente em pacientes locais contaminados pelo coronavírus, sendo a tosse a primeira colocada.

 

Dor de cabeça e febre aparecem na sequência. Além de outras manifestações como dor de garganta, coriza, dor muscular, fraqueza, falta de ar, perda de olfato, calafrio e saturação baixa. Os fatores de risco mais presentes são, hipertensão arterial, diabetes e tabagismo.

 

DIVULGAÇÃO

A cada 15 dias, o órgão publicará o boletim informativo com os dados. O projeto é realizado pelo setor da vigilância epidemiológica em parceria com a UNICENTRO.

 

O objetivo da ação é um instrumento de divulgação de informações para monitoramento da situação epidemiológica da pandemia, nos municípios da sua abrangência, que são: Irati, Imbituva, Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares, Prudentópolis, Guamiranga, Rebouças, Rio Azul, Mallet, e Inácio Martins.

 

Os dados serão elaborados no fechamento das semanas epidemiológicas anteriores, com a evolução dos casos, segundo a 4ª Regional.

 

RESULTADOS

No primeiro documento enviado à imprensa, com informações da semana 11 a 41, é possível destacar alguns dados coletados pela equipe. Até o dia 10/10, 4ª Regional de Saúde somou 10.103 notificações de casos, sendo 986 confirmados. Desses, 841 já estão recuperados e 30 pessoas acabaram falecendo em decorrência da covid-19 na região.

 

Atualmente o município com maior incidência de casos é Irati, que apresentava 390 confirmações até a data de fechamento. A maior faixa-etária afetada pelo vírus são mulheres de 30 a 39 anos. Em crianças, as menores de cinco anos tiveram maior contágio do novo coronavírus, sendo 48 casos, segundo o documento. Número que chega a ser maior que crianças de 6 a 9 anos, que somavam 28.

 

Compartilhe essa matéria!

Receba as notícias do Portal Clique no celular!

Comentários

Notícias Relacionadas

EMPREGO

Vagas da Agência do Trabalhador de Irati para quinta-feira (29)

ADMINISTRATIVO   Estagiária cursando Ensino Médio, a partir de 18 anos. Interessadas trazer...

LEGISLATIVO

Câmara solicita melhorias no trânsito e manutenção de vias públicas

Durante o Expediente da Sessão Ordinária do dia 27 de outubro, os vereadores apresentaram cinco indicações ao Executivo. Os pedidos que partiram...

ELEIÇÕES 2020

Seis candidaturas a prefeito (a) de Irati foram deferidas. Dois ainda aguardam

Seis candidatos ao cargo de prefeito (a) do município de Irati já obtiveram o deferimento de suas candidaturas junto ao tribunal Superior Eleitoral...