Aperte enter para pesquisar

Segurança

Sargento do Corpo de Bombeiros de Irati integra equipe na Operação Pantanal

Kelly Ramos

-

08 de outubro de 2020

Sargento Padilha integra a equipe paranaense que vai combater as queimadas no Mato Grosso do Sul. Foto: Divulgação

O sargento do Corpo de Bombeiros de Irati, Luis Carlos Padilha, chegou na manhã desta quinta-feira (08) em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, onde integra a equipe paranaense que vai ajudar no combate aos incêndios que já destruíram 3,9 milhões de hectares do bioma.

 

A nova comitiva paranaense, composta por 35 bombeiros militares, substitui a primeira que foi enviada e permaneceu durante 25 dias combatendo os focos de incêndio na região. “É uma experiência nova. É a primeira vez que estou participando de uma operação em outro estado. Com certeza vou aprender muito e transmitir esses conhecimentos aos meus companheiros de Irati e da região do 2º Grupamento”, comenta Padilha.

 

O sargento contou para a reportagem do Portal Clique que inicia o trabalho junto com a equipe amanhã. Inicialmente, estão preparando equipamentos e se instalando em alojamentos. A comitiva do Paraná ainda vai participar de uma reunião com o comando da Operação Pantanal antes de iniciar as ações.

 

Há 25 anos atuando no Corpo de Bombeiros, o sargento Padilha comenta que tem uma grande responsabilidade ao participar da operação e representar os seus companheiros. “Qualquer um que fosse escolhido para vim seria muito capacitado para o trabalho”, acrescenta.

 

Além do sargento Padilha, do 2º Grupamento, que tem sede em Ponta Grossa, também integra a operação o sargento Erivelton.

 

EMERGÊNCIA

 

O Mato Grosso do Sul está em situação de emergência ambiental por causa das queimadas.  Várias espécie tem sofrido nos últimos meses com os incêndios que já destruiu mais de 3,9 milhões de hectares do bioma.

 

Só no estado, segundo os últimos números, são mais de 1,8 milhões de hectares devastados pelas chamas. Os dados são do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) Prevfogo em parceria com o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA/UFRJ).

 

Ao todo, 39 bombeiros do Paraná prestam apoio na região. Os profissionais atuarão em conjunto com Exército e com o Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul. “O Paraná foi pioneiro nos estudos sobre incêndios florestais na década de 1960. Já prestamos apoio em outras situações e nossa tropa tem o treinamento para dar a resposta necessária”, disse o coronel Samuel Prestes, comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná.

Compartilhe essa matéria!

Receba as notícias do Portal Clique no celular!

Comentários

Notícias Relacionadas

SEGURANÇA

Concurso para a Polícia Militar tem nova data definida

A Prova de Conhecimentos do concurso para contratação de 2,4 mil policiais e bombeiros militares está prevista para 28 de março de 2021. Depois...

REVIRAVOLTA

Delegado-geral de SP diz que PM do Paraná se confundiu e que Paulo Cupertino não foi preso

O delegado-geral de Polícia de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes, disse que a Polícia Militar do Paraná irá anunciar que se confundiu e que Paulo...

PROCURADO

Paulo Cupertino, assassino do ator Rafael Miguel, é preso no PR

Apontado como o assassino do ator Rafael Miguel e de seus pais, Paulo Cupertino foi preso na cidade de Centenário do Sul, no Paraná, nesta...