Aperte enter para pesquisar

Regional

SAMU deve iniciar atividades no final de janeiro em Irati

As atividades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) devem iniciar no próximo dia 30 de janeiro

Vinicius Batista

-

13 de janeiro de 2020

A ambulância da UTI Móvel já está no município para o início do serviço. Foto: Divulgação

As atividades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) devem iniciar no próximo dia 30 de janeiro em Irati e região. Na última sexta-feira (10), uma reunião na Prefeitura Municipal foi realizada para tratar sobre o início das atividades do serviço, que deverá fortalecer a infraestrutura da saúde no município.

 

Na região da Amcespar, outras três USBs estarão operando nos municípios de Imbituva, Inácio Martins e Rio Azul. Participaram do evento o prefeito Jorge Derbli, o diretor do Consórcio CIMSAMU Jaime Menegoto Nogueira, o presidente da Câmara, Nei Cabral, a secretária de Saúde de Irati, Jussara Aparecida Kublinski Hassen, a comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Carla Adriana Spak Sobol, representantes da 4ª Regional de Saúde e secretários municipais.

 

Após serem realizados os trâmites necessários, o SAMU se tornará realidade já no início de 2020. A ambulância da UTI Móvel já está no município para o início do serviço. A base da unidade avançada do SAMU ficará junto ao quartel do Corpo de Bombeiros, que também receberá três profissionais, sendo um médico, técnico de enfermagem e motorista, que estarão disponíveis para o SAMU.

 

Os profissionais fazem parte do Consórcio Intermunicipal Samu Campos Gerais (CimSamu), que é o órgão responsável pelo atendimento do SAMU na região e tem sede em Ponta Grossa. Em Irati, o SAMU poderá ser contatado através do número de telefone 192.

 

O Samu tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte como acidentes de trânsito, infartos, entre outros. São consideradas urgências aquelas situações de natureza clínica, cirúrgica, traumáticas, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica.

 

Além disso, o médico responsável pelo atendimento do SAMU em Irati e região fará a indicação se é necessário ou não a utilização da UTI Móvel ou apenas outra ambulância do município ou do Corpo de Bombeiros. As vítimas atendidas pelo SAMU também poderão ser levadas para hospitais de referência dependendo da sua gravidade. As instituições serão indicadas pela 4ª Regional de Saúde, já que o SAMU funciona no sistema de leito aberto para o atendimento urgente das vítimas.

 

TRÂMITE

No mês de julho de 2019, os vereadores aprovaram por unanimidade de votos o Projeto do Executivo, que ratificou o Protocolo de Intenções assinado pelos prefeitos pretendentes da instalação do SAMU na região da Amcespar e de outros municípios paranaenses.

 

O Presidente da Câmara, Nei Cabral elogiou a grande conquista do serviço para Irati e região, que deverá trazer mais agilidade, prestando atendimento às vítimas no menor tempo possível. “Parabéns ao prefeito pela iniciativa. Investir em saúde é investir em mais qualidade vida para nossa gente”, destacou.

 

 

Compartilhe essa matéria!

Receba as notícias do Portal Clique no celular!

Comentários

Notícias Relacionadas

OPORTUNIDADE

CIEE disponibiliza vagas de estágios para Irati e região

IRATI: - 08 vagas de estágio para estudantes de Ensino Médio noturno; - 02 vagas de estágio para estudantes de Ensino Médio matutino; -...

OPORTUNIDADE

Estudantes poderão usar a nota do Enem para ingressar no Ensino Superior com Bolsas de até 100%

Aguardado por quase 4 milhões de estudantes que fizeram as provas em 2019, o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem foi divulgado...

2020

Inscrições para o concurso Miss Rio Azul já estão abertas

As inscrições para o concurso Miss Rio Azul já estão abertas. Em 2020, a disputa será dividida em quatro categorias, sendo Miss Rio Azul, Miss...