Aperte enter para pesquisar

Regional

Região de Irati vai vacinar 1.437 pessoas com doses da CoronaVac

Kelly Ramos

-

18 de janeiro de 2021

Vacinas devem chegar a Irati na terça-feira (19). Foto: Reprodução/internet

O Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, que foi atualizado e divulgado nesta segunda-feira (18), prevê que 1.437 pessoas serão vacinadas em toda a região de Irati, formada por nove municípios. Ainda não há a informação do quantitativo que será disponibilizado a cada um nesta primeira etapa.

 

Serão os primeiros a receber a dose contra o coronavírus 1.079 profissionais da saúde, que atuam na linha de frente no combate à pandemia. Também 231 idosos que estejam em instituições, como asilos e 37 pessoas com deficiência, que estejam em instituições inclusivas, além de 90 indígenas.

 

As primeiras doses da CoronaVac, do laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, chegaram ao Paraná no início da noite de hoje. Elas devem ser disponibilizadas à 4ª Regional de Saúde na terça-feira (19) e o início da vacinação na região deve ocorrer na quarta-feira (20). Haverá entre duas a quatro semanas de intervalo entre a primeira e segunda dose.

 

PLANO

 

A Secretaria de Estado da Saúde publicou nesta sexta-feira (15) o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19. O documento foi elaborado seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS) e teve a colaboração do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR).

 

O Plano prevê ações e estratégias para os três níveis de gestão, União, estado e municípios. Os grupos prioritários a serem vacinados nesta primeira etapa devem receber o imunizante até maio e a expectativa é vacinar todos os paranaenses acima de 18 anos ainda em 2021.

 

GRUPOS

 

A definição de grupos prioritários para receber as doses da vacina contra a Covid-19 seguiu critérios do Ministério da Saúde, tempo de contato (ou exposição) com os pacientes Covid-19 e pessoas com maior risco de complicações pela infecção causada pelo Sars-CoV-2.

 

Na primeira etapa da vacinação a população alvo a ser vacinada contra a Covid-19 é composta por profissionais que aplicarão as vacinas, pessoas com mais de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e os profissionais que atuam nos locais, população indígena, todos os trabalhadores que atuam em unidades de saúde que atendem pacientes com suspeita ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus. Na sequência o Estado planeja vacinar pessoas com 80 anos ou acima desta idade, pessoas entre 75 e 79 anos e assim sucessivamente até aqueles que tem idade variando entre 60 e 64 anos.

 

Conforme anunciado pelo Ministério da Saúde, a quantidade de vacinas a serem destinadas ao Paraná é de 5% do total que o país tiver disponível. Com a quantidade de doses disponibilizadas, seguindo a ordenação por grupos prioritários, a previsão é vacinar o total de 4.019.115 pessoas até maio de 2021. A vacinação ocorrerá de acordo com o recebimento dos imunizantes, de forma gradual e escalonada.

 

Compartilhe essa matéria!

Receba as notícias do Portal Clique no celular!

Comentários

Notícias Relacionadas

OPORTUNIDADE

Unicesumar Irati lança auxílio estudantil para estudantes da região

O Grupo Saber-Unicesumar Irati lançou o Auxílio Estudantil Saber para incentivar os alunos da região a realizarem o sonho do diploma. Com esta...

OPORTUNIDADE

Confeitaria, da tradição familiar à capacitação profissional

Durante muito tempo a confeitaria foi ensinada de mãe para filha, de forma oral ou nos cadernos de receita, bem como de confeiteiros experientes...

REGIÃO

Idosa de 82 anos é a 37ª vítima da Covid 19 em Imbituva

Imbituva registrou mais uma morte em decorrência de complicações da Covid-19, totalizando 37 óbitos pela doença no Município. A vítima é uma...