Aperte enter para pesquisar

Mais Saúde

Profissionais da saúde se reinventam na pandemia e trabalham a prevenção através de vídeos

Equipe que atua na área rural de Rio Azul encontrou uma forma de estar mais perto dos seus pacientes

Kelly Ramos

-

05 de outubro de 2020

Equipe registra o cotidiano e se aproxima dos pacientes através da internet. Foto: Arquivo EFS 3

Com a distância imposta pela pandemia do coronavírus, muitos profissionais tem usado a criatividade para se reinventar, algo que também ocorre no setor de saúde. Como reuniões comunitárias e palestras educativas em escolas não podem acontecer para evitar aglomerações, uma equipe de Estratégia da Saúde da Família 3 de Rio Azul resolveu se aproximar dos seus pacientes e da comunidade através de vídeos que falam sobre prevenção.

 

A equipe atua em cinco unidades de saúde, que englobam as comunidades rurais de Barra da Cachoeira, Marumbi dos Elias, Marumbi dos Ribeiros, Taquari e Água Quente dos Meiras. Antes da pandemia, era comum a visita dos profissionais da saúde nas escolas, onde trabalhavam com orientações importantes sobre saúde.

 

O responsável pela equipe e médico, André Dyniewicz, conta que a ideia inicial era trabalhar com vídeos para crianças, mas como a aceitação foi positiva, também estão produzindo conteúdos para outros públicos. O último tema disponibilizado foi sobre o Outubro Rosa – a valorização da saúde da mulher e a prevenção ao câncer de mama.

 

“Junto com os vídeos encaminhamos uma mensagem, onde dizemos – ‘não esquecemos de vocês’. Usamos fotos da equipe, dos pacientes, das consultas, algo dentro da nossa realidade”, explica o médico.

 

Entre os temas já abordados estão a importância da prática de atividade física, alimentação saudável, higiene e cuidados com a saúde bucal e puericultura (acompanhamento do desenvolvimento infantil). As produções, realizadas integralmente pela equipe, são disponibilizadas através das redes sociais, principalmente WhatsApp.

 

Além das explicações técnicas dadas pelos profissionais, cada vídeo conta com personagens, como uma palhaça, uma criança e até um grupo de mulheres cantando uma paródia. “Nos vídeos está o reflexo do nosso dia a dia. Todos da equipe tem autonomia para trabalhar e ideias assim acabam surgindo, o que mostra que cada um tem um talento”, destaca André.

 

A equipe, desde que lançou a iniciativa, vem recebendo feedbacks, inclusive de crianças relatando que estão seguindo as recomendações. “Em meio à pandemia sentíamos que faltava algo para aumentar o vínculo entre as famílias e as equipes de saúde. Todos compraram a ideia e estão fazendo a diferença”, acrescenta o médico.

 

Veja o vídeo sobre a prevenção ao câncer de mama:

 

 

Compartilhe essa matéria!

Receba as notícias do Portal Clique no celular!

Comentários

Notícias Relacionadas

ALERTA

Paraná registra 2 óbitos e 741 casos de dengue em dois meses

O boletim quinzenal da Dengue divulgado nesta terça-feira (06) pela Secretaria da Saúde do Paraná registra 741 casos confirmados da doença no...

SAÚDE

Paraná vai antecipar campanha contra pólio e multivacinação

O início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação no Paraná será antecipada para o dia 28 deste mês, uma...

CORONAVÍRUS

Rússia disponibilizará remédio contra covid-19 na próxima semana

A Rússia disponibilizará seu primeiro remédio aprovado para o tratamento de pacientes de covid-19 a partir da próxima semana, disse sua...