Aperte enter para pesquisar

Regional

Primeiras famílias desabrigadas pelas chuvas começam a ser acolhidas em hotel

Assessoria

-

16 de outubro de 2023

No grupo, há gestantes, idosos, doentes e deficientes. A determinação de acolher desabrigados foi do governador Ratinho Junior. Serão atendidas famílias de municípios em estado de emergência.

 

 

Para a família de Rômulo e Natalia, a notícia do hotel foi um alívio. O casal tem dois filhos pequenos, um deles com o transtorno do espectro autista, e o pai é deficiente visual. A oportunidade ajudará a família se reestruturar com mais conforto e segurança.

 

“É muito complicado, tem que cuidar dele com a visão, cuidar da menina pequena e do meu filho com autismo. Então, pra gente aqui o conforto vai ser bem melhor, além da segurança”, afirmou Natalia Pereira.

 

 

No grupo acolhido, formado por sete famílias, há uma gestante, um bebê em tratamento oncológico, dois idosos, um jovem e uma criança portadores de autismo, um deficiente visual e um paciente psiquiátrico. Todos foram encaminhados com seus responsáveis e familiares.

 

DETERMINAÇÃO – A medida de contratar vagas em hotéis e pousadas foi determinada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior na quinta-feira (12). Na sexta-feira, o Governo anunciou a destinação de R$1 milhão para custear a rede hoteleira destinada ao atendimento de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade.

 

A operacionalização da medida, que atenderá a todos os municípios em situação de emergência, foi definida e alinhada entre secretários estaduais e Defesa Civil.

 

“Nos abrigos, mesmo bem cuidadas, há pessoas em situações de maior vulnerabilidade, com saúde delicada, idosos acamados, mulheres grávidas, autistas. O governo estadual quer cuidar dessas pessoas”, afirmou o secretário da Justiça e Cidadania, Santin Roveda, que esteve em União da Vitória para acompanhar a ação.

 

“Por esse motivo, o governador determinou a contratação de hotéis e pousadas, e é isso que estamos fazendo hoje, trazendo essas pessoas para um conforto maior, com café da manhã, almoço e jantar. Tratados, da melhor maneira, tratados como hóspedes”, disse Roveda. “A medida do governador busca exatamente isso”.

 

O Estado oferecerá hospedagem na modalidade de pensão completa e as diárias serão disponibilizadas por 15 dias, prorrogáveis por mais 15.

 

MEDIDAS – O secretário Roveda lembrou que, desde o início das ocorrências, o Governo do Estado tem priorizado o atendimento à população e aos municípios. Entre as ações, está a antecipação dos deslocamento da população que habita áreas de risco, por conta dos alertas do Simepar; uma Força-Tarefa da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros foi enviada para regiões atingidas onde passaram a atuar em parceria com os municípios; houve Interdição preventiva de estradas pelo DER-PR.

 

Após o temporal ocorrido na quarta-feira (11), a Copel mobilizou mais de 800 profissionais para restabelecer o fornecimento de energia, chegando de barcos em alguns locais.

 

Nesta sábado, foram enviadas 21 toneladas de alimentos da Ceasa Paraná para municípios de Santa Catarina, em especial Taió, e para Porto Amazonas, no sul paranaense, além de 12 toneladas para União da Vitória e Rio Negro. Também foram enviados 12 caminhões com mantimentos, produtos de limpeza, telhas e lonas para as regiões atingidas.

 

Além disso, houve aporte de recursos emergenciais para os municípios e para empreendedores para recuperação de danos e para apressar a volta à normalidade.

 

SITUAÇÃO – Conforme boletim da Defesa Civil emitido às 17h30 deste sábado, em todo o Paraná há 829 pessoas desabrigadas e 7.251 desalojadas (estas, acolhidas em casas de parentes e amigos). São 74 municípios afetados e 6.881 casas danificadas.

 

Segundo o capitão Marcos Vidal, da Defesa Civil, em União da Vitória o Rio Iguaçu continua subindo, de forma mais lenta, mas ainda aumentando o nível. O mesmo acontece em Rio Negro, com o rio do mesmo nome: subindo aos  poucos, mas ainda em elevação.

 

“Tanto as equipes no local quanto a central de monitoramento da Defesa Civil continuam atentas e acompanhando a evolução da situação. Nosso foco está no trabalho de proteção e acolhimento das famílias”, afirma Vidal.

 

Foto: Defesa Civil

Compartilhe essa matéria!

Receba as notícias do Portal Clique no celular!

Comentários

Notícias Relacionadas

OBITUÁRIO

Obituário - Funerária Nossa Senhora da Luz

Com pesar, a Funerária Nossa Senhora da Luz comunica o falecimento:   Osiel de Campos Matoso, aos 51 anos. Velório na Capela...

SEGURANÇA

Polícia Civil realiza prisão em flagrante por posse irregular de munição

A Polícia Civil de Palmeira prendeu em flagrante, na tarde de ontem (27)), um homem de 66 anos pela posse irregular de munição de calibre...

REGIONAL

Copel leva Rede Elétrica Inteligente a Prudentópolis e São Mateus do Sul

Esta atualização tecnológica está presente em 77 municípios e agora chega a mais duas cidades: Prudentópolis, na região Centro-Sul, e São...