Aperte enter para pesquisar

Mais Saúde

Prefeitura de Irati vai dobrar a oferta de exames preventivos às mulheres no Outubro Rosa

Mulheres que realizarem exames preventivos em Irati vão concorrer a uma moto 0 Km

Kelly Ramos

-

30 de setembro de 2021

Ações do Outubro Rosa foram lançadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Irati. Foto: Kelly Ramos

A Secretaria Municipal de Saúde de Irati lançou na tarde de quarta-feira (30) as ações relacionadas ao Outubro Rosa, mês dedicado à saúde da mulher. Com a baixa na procura por exames preventivos em 2020 devido à pandemia da Covid-19, neste ano a Prefeitura vai investir o dobro em exames e vai sortear uma moto 0 Km para as mulheres que procurarem as unidades básicas de saúde do município durante o período de campanha.

 

O evento de lançamento aconteceu na Associação dos Servidores Públicos Municipais e contou com palestras do médico Luiz Ângelo Fornazari e do enfermeiro Agostinho Basso.

 

 

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Jussara Hassen, mulheres que tenham mais de 25 a 64 anos devem realizar exames preventivos. Em relação às mamografias, ela explica que foi dobrado o número que será ofertado durante o Outubro Rosa. “A paciente vai passar pelo atendimento médico, o qual vai indicar se ela precisa realizar mamografia ou ultrassonografia. Todas que necessitarem vão realizar”, explica.

 

Jussara explica que não necessário agendamento prévio, que as unidades destinadas a esse atendimento estarão das 16h30 às 20h nas terças, quarta, quintas-feiras e sábados realizando preventivos e marcando mamografias/ultrassonografias. “Nesse mês intensificamos as ações e estamos chamando todas as mulheres, muitas delas que ficaram em casa no ano passado devido à pandemia. Está na hora de cuidarmos da nossa saúde por completo”, destaca.

 

O prefeito Jorge Derbli comentou sobre os recursos liberados à Secretaria de Saúde, para que todas as iratienses possam ser assistidas e não deixem de procurar as unidades básicas. “Decidimos também dar um incentivo às mulheres, para que façam seus exames. Todas que realizarem o preventivo vão receber um número, o qual fará parte de um sorteio de uma moto 0 quilômetro, que vamos comprar com ajuda de patrocinadores”, acrescenta.

 

A vice-prefeita Ieda Waydzik destacou a importância de todas as mulheres cuidarem da sua saúde e incentivarem todas aquelas que estão próximas, como suas familiares e amigas. “Vamos nos cuidar, precisamos prevenir. É isso que queremos com as ações do Outubro Rosa, as unidades estão esperando a todas, inclusive com horário estendido”, comenta.

Compartilhe essa matéria!

Receba as notícias do Portal Clique no celular!

Comentários

Notícias Relacionadas

SAÚDE

Covid-19: Brasil recebe nova remessa de vacinas da Pfizer

O Brasil recebeu hoje (22) uma nova remessa com 1,7 milhão de doses do imunizante Comirnaty contra a covid-19. Esse é o oitavo lote do segundo...

SAÚDE

Vacina da Pfizer contra covid tem alta eficácia em estudo com crianças

A vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19 apresentou 90,7% de eficácia contra o novo coronavírus em um ensaio clínico com crianças de 5 a 11...

SAÚDE

Vacina de reforço tem eficácia de 95,6%, diz Pfizer-BioNTech

Uma dose de reforço da vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo consórcio Pfizer/BioNTech é eficaz em 95,6% dos casos sintomáticos da...