Aperte enter para pesquisar

Rural

Porteira Adentro atende propriedades na região de Gonçalves Júnior

Assessoria

-

29 de abril de 2021

Foto: Reprodução/Whatsapp

No dia de hoje (29), o programa “Porteira Adentro” atendeu duas propriedades na região do Distrito de Gonçalves Junior, cumprindo a proposta de auxiliar os produtores em questões como melhorias em acessos e outros benefícios. A Secretaria de Agricultura, responsável pelo referido programa, aproveitou a ocasião para efetuar a vistoria destes serviços em andamento e de outros já realizados.

 

Uma das propriedades foi a de Marcos Roik, naquela localidade, onde o maquinário da Prefeitura efetuou adequações na entrada da leitaria, onde os caminhões fazem o recolhimento do leite, e por onde chega a alimentação necessária dos animais. O trecho recebeu patrolamento e cascalhamento.

 

 

Também foi atendida a propriedade de Tiago Renichor, na linha B de Gonsalves Júnior para incentivo à fruticultura na produção de morango. No local foi executado serviço de aplainamento de área para instalação de duas estufas plásticas, onde serão cultivados 10.000 pés de morango.

 

O Porteira Adentro é executado pela Prefeitura, aprovado por lei pela Câmara Municipal, e é um trabalho em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). Entre os serviços previstos estão patrolamento, cascalhamento e aplainamento. Podem constar até cinco viagens de cascalho, seis manilhas por produtor, e até cinco horas/máquina por propriedade. São considerados prioritário os serviços que atendam a Bacia Leiteira e adequações para construção de barracões e estufas.

 

Desde que foi retomado neste ano, o programa já realizou 38 serviços em vários pontos do Município.

 

Como funciona

 

Para deixar o Porteira Adentro mais eficiente, este ano foi montado um sistema de cadastro informatizado, onde a Secretaria de Agricultura tem controle total dos pedidos e das demandas necessárias.

 

O secretário de Agricultura de Irati, Raimundo Gnatkowski (Mundio), explica que “os interessados devem vir pessoalmente até a secretaria, trazendo todos os documentos pessoais. O cadastro exige, da mesma forma, o Bloco do Produtor (CADPRO)”. Durante o processo, o produtor descreve os serviços de que tem necessidade, os dados são registrados no sistema, e é emitido um formulário para o requerente.

Os serviços de revestimento primário são sempre condicionados pela presença do maquinário da Secretaria de Serviços Rurais nas proximidades das cascalheiras do Município.

Informações pelo telefone 3132 6173.

Compartilhe essa matéria!

Receba as notícias do Portal Clique no celular!

Comentários

Notícias Relacionadas

RURAL

Maior obra de saneamento rural do Paraná é inaugurada em São João do Triunfo

O deputado Hussein Bakri e o prefeito Abimael do Valle inauguraram nesta sexta-feira (23), em São João Triunfo, a maior obra do Paraná de rede de...

RURAL

Estado inicia fiscalização dos produtores rurais que não cadastraram rebanho

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) iniciou nesta semana a busca ativa de propriedades sobre as quais não há registro de...

PECUÁRIA

Distribuição de doses de sêmen bovino entra na segunda etapa em Irati

A Secretaria de Agricultura de Irati iniciou a segunda etapa da distribuição de doses de sêmen bovino para produtores rurais do município. O...