Aperte enter para pesquisar

Regional

Passeata “Sua Vida Vale Ouro” alerta população de Rio Azul sobre o suicídio

Em 2018, no município ocorreram 29 tentativas de suicídio, com três óbitos

Da Redação

-

29 de setembro de 2019

Passeata percorreu as principais ruas da cidade e alertou a população sobre o tema. Foto: Divulgação

Entre as ações de prevenção ao suicídio, em especial durante o “Setembro Amarelo” – mês escolhido para campanhas de prevenção, em Rio Azul aconteceu a 1ª Passeata Sua Vida Vale Ouro. A mobilização para chamar a atenção da população sobre o tema aconteceu no dia 25 de setembro.

 

A passeata percorreu as ruas do centro da cidade e contou com 265 participantes, entre alunos das escolas estaduais, adolescentes do centro da juventude, conselheiros tutelares e profissionais da saúde, com o apoio da Polícia Militar.

 

O final da passeata ocorreu na Praça Tiradentes, onde os participantes receberam os agradecimentos da secretária municipal de saúde Rosane Popovicz Schirlo, e conheceram mais sobre o tema com a palestra da médica Patrícia Alberich.

 

A Secretaria Municipal de Saúde ainda desenvolveu um concurso de textos. O regulamento foi entregue para as escolas estaduais e participaram alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, além do Ensino Médio.

 

Após o processo de escolha, os autores dos melhores textos foram premiados durante a passeata. Os textos vencedores foram de Geovana Domingues Martins, do Colégio Estadual Dr. Chaffic Cury, Amarys Pissaia de Souza, do Colégio Estadual Dr. Afonso Alves de Camargo, Nicoli Krol, do Colégio Estadual do Campo Nossa Senhora Aparecida e Taís Gabriela Hlatki, da Escola Estadual Miguel Desanoski.

 

DADOS

 

Os dados epidemiológicos do suicídio são preocupantes: no Brasil, são 32 mortes diárias, no mundo, aproximadamente 1 milhão de pessoas morrem por suicídio a cada ano, ou seja, 1 pessoa a cada 40 segundos. Em Rio Azul, foram 29 tentativas de 2018, com 03 óbitos, segundo dados do setor de epidemiologia. A faixa etária em que ocorreram mais eventos foi de 13 a 30 anos.

 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, para mudar essa realidade é preciso falar sobre o assunto, superar os mitos e os preconceitos relacionados ao suicídio, e se dispor a ajudar as pessoas que estão risco. É importante ressaltar que é possível melhorar com o tratamento.

 

É necessário ficar atento a algumas frases, pois, podem indicar que a pessoa pode ter ideia suicida: “eu preferia estar morto”, “eu não posso fazer nada”, “eu não aguento mais”, “eu sou um perdedor”, “eu sou um peso ou um estorvo para os outros”, “os outros vão ser mais felizes sem mim”.

 

Informações e fotos: Secretaria Municipal de Saúde de Rio Azul

Compartilhe essa matéria!

Receba as notícias do Portal Clique no celular!

Comentários

Notícias Relacionadas

CONQUISTA IMPORTANTE

Rio Azul conquista 34 moradias em programa de habitação do Governo do Estado

Ao todo o município de Rio Azul tem mais de 170 novas casas populares, somadas as residências em construção na área urbana com as anunciadas na...

OPORTUNIDADE

CIEE disponibiliza vagas para estágios remunerados em Irati e região

IRATI   - 05 vagas de estágio para estudantes de Ensino Médio noturno; - 01 vaga de estágio para estudantes de Técnico em...

CULTURA

Segunda edição do “Festival de Música Escolar” acontece em Rio Azul

Na última sexta-feira (4) aconteceu mais uma edição do Festival de Música Escolar, em Rio Azul. Dessa vez as apresentações ocorreram na Escola...