Aperte enter para pesquisar

Regional

Nota oficial sobre a suspensão do concurso público para agentes universitários

Assessoria

-

02 de fevereiro de 2024

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) esclarece que o Concurso Público para os Cargos de Agente Universitário Profissional e Agente Universitário de Execução, referente ao Edital nº 158/2022-Dircoav/Unicentro, ao contrário do afirmado pelas mídias, não foi cancelado e não há indícios de que isso ocorrerá, pois sequer foi pedido pelo Tribunal de Contas.

 

Ainda, por força do contido na Instrução Normativa nº 142/2018, do TCE/PR, o referido edital não foi contestado pelo tribunal, como se vê no processo 778420/22, de 15 de dezembro de 2022, não sendo apontadas quaisquer irregularidades nas regras ali estabelecidas.

 

A instituição reforça que o processo está em fase de apontamento por parte do Tribunal de Contas, o que é um procedimento regular.

 

 

A Unicentro ressalta que o tribunal, ao receber o apontamento, direcionou o debate para a possibilidade de reclassificação, que é o objeto da cautelar que suspendeu o certame, e não de cancelamento. A universidade afirma que está preparando suas argumentações e contrarrazões dentro do prazo estabelecido, conforme o trâmite legal, no qual demonstrará a licitude de sua conduta.

 

A instituição enfatiza que qualquer informação sobre o cancelamento do concurso é infundada. A Unicentro reitera sua confiança na construção do documento e nos argumentos jurídicos e técnicos, baseados em decisões judiciais semelhantes em outras instituições.

 

Quanto aos encaminhamentos, a Unicentro destaca a importância das conversas com o tribunal. Durante essas interações, a instituição apresentará suas argumentações, demonstrará a seriedade na elaboração do documento e esclarecerá os fundamentos técnicos e legais do modelo de prova adotado, inclusive com os mesmos critérios de valoração dos títulos por outros órgãos da Administração Pública, inclusive pelo Poder Judiciário.

 

Sobre o prazo para a resposta ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR), a Unicentro informa que o corpo técnico responsável pela sua produção está ciente do cronograma e trabalha dentro do prazo estabelecido. Cumpre destacar que a Unicentro foi intimada da decisão cautelar que suspendeu o concurso público no último dia de trabalho do TCE, antes do recesso de final de ano, sendo que os prazos, por força de lei, começaram a ser contados a partir de 22 de janeiro de 2024.

 

É importante informar, ainda, que a Unicentro provará que o concurso seguiu toda a legislação que está subordinada e que cumpriu todos os princípios que regem a Administração Pública.

 

A Unicentro reafirma seu compromisso com a transparência e a legalidade em todas as etapas do processo e está confiante de que esclarecimentos adequados serão apresentados ao tribunal, assegurando a continuidade do concurso e sua manutenção nos exatos termos do edital de abertura.

 

Reitoria e Pró-Reitoria de Recursos Humanos

Compartilhe essa matéria!

Receba as notícias do Portal Clique no celular!

Comentários

Notícias Relacionadas

ENERGIA

Copel instala medidores inteligentes no Centro-Sul, Campos Gerais e RMC

O programa Rede Elétrica Inteligente está levando soluções de automação do sistema para clientes em diversas regiões do Paraná. A troca do...

REGIONAL

Homem é preso em flagrante por corte de árvores nativas

Na terça-feira (27), Policiais Ambientais flagraram um homem, de 48 anos fazendo uso de motosserra em uma propriedade rural na localidade de...

FISCALIZAÇÃO

Polícia Ambiental apreende quase 24 mil metros de redes no período da piracema

A piracema, também conhecido como período de defeso, quando a prática da pesca sofre diversas restrições, teve início em 1º de novembro 2023 e...