Aperte enter para pesquisar

Rural

Mais um sistema alternativo de tratamento de esgoto doméstico na área rural de Irati

Assessoria

-

28 de abril de 2021

Foto: Divulgação

A Secretaria de Agricultura de Irati, entre os vários programas que desenvolve, trabalha profundamente com o aspecto de conservação da água nas propriedades rurais. Entre as atividades podem ser citadas como exemplo, o tratamento de esgoto por zona de raízes, proteção de nascentes e educação ambiental.

 

Recentemente, em Caratuva 2, a equipe responsável pela instalação e orientação do sistema de zona de raízes, concluiu mais um serviço deste tipo, na propriedade do agricultor e bombeiro Denilson Kosinski.

 

 

Em 2020, acompanhou e colaborou em onze procedimentos do tipo no interior do Município, sendo que há outros dois que estão em fase final.

 

 

O tratamento por zona de raízes utiliza-se de camadas filtrantes com areia e pedras britadas, sobre as quais são colocadas plantas que irão purificar a água.

 

 

 

O sistema é dimensionado de acordo com a quantidade de pessoas da família beneficiária, sendo que os materiais são fornecidos pelo produtor e o acompanhamento técnico é feito pela Secretaria.

 

 

O trabalho inicia com a escavação de uma vala. Em seguida é feito um revestimento com lona plástica, para impermeabilização do solo, instalação da tubulação em PVC, e sobre isso, colocadas camadas de areia e pedra brita. Finalizando há o plantio de vegetação ornamental conhecida como “copo-de-leite” (Zantedeschia aethiopica), que fará o tratamento por zona de raízes, ajudando no processo de filtragem da água.

 

 

Esta água retorna ao meio ambiente com quase 100% de remoção dos agentes poluentes.

Este trabalho realizado em forma de parceria com o produtor rural é realizado desde o ano de 2008 e, desde então, aproximadamente 30 famílias foram beneficiadas.

 

 

O técnico em Meio Ambiente, Alessandro Trybek, que acompanha o processo de feitio destas obras, explica que a instalação de um sistema destes, conforme as dimensões, leva em torno de um a dois dias para conclusão. Entretanto, os interessados devem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura com bastante antecedência, em razão dos diversos programas e projetos executados simultaneamente pela pasta.

 

 

Compartilhe essa matéria!

Receba as notícias do Portal Clique no celular!

Comentários

Notícias Relacionadas

RURAL

Maior obra de saneamento rural do Paraná é inaugurada em São João do Triunfo

O deputado Hussein Bakri e o prefeito Abimael do Valle inauguraram nesta sexta-feira (23), em São João Triunfo, a maior obra do Paraná de rede de...

RURAL

Estado inicia fiscalização dos produtores rurais que não cadastraram rebanho

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) iniciou nesta semana a busca ativa de propriedades sobre as quais não há registro de...

PECUÁRIA

Distribuição de doses de sêmen bovino entra na segunda etapa em Irati

A Secretaria de Agricultura de Irati iniciou a segunda etapa da distribuição de doses de sêmen bovino para produtores rurais do município. O...