Aperte enter para pesquisar

Esportes

Mais do que esporte, ciclismo é sinônimo de amizade e diversão em Irati

Kelly Ramos

-

15 de novembro de 2021

Tweed Ride reuniu ciclistas de Irati e outras cidades na sua terceira edição. Foto: Equipe Piru Bikes

O ciclismo em Irati cada vez mais ganha força e praticantes. Hoje, há diversos grupos de amigos que se reúnem para fazer trajetos repletos de belezas naturais. Mais do que esporte, o ciclismo também tem sido sinônimo de momentos de lazer e diversão na cidade. Há poucos dias, por exemplo, mais de 50 pessoas se reuniram e realizaram a terceira edição do Tweed Ride, um passeio no estilo retrô, relembrando as décadas de 40, 50 e 60.

 

De acordo com Fabiano Oliveira, ciclista da equipe Piru Bikes, a cada edição mais pessoas participam. São bicicletas e trajes de época que chamam a atenção de quem acompanha o passeio, que neste ano percorreu algumas ruas do centro da cidade e foi até o Parque Aquático, onde ocorria o 1º Encontro Cultural de Veículos Antigos. “Fomos recepcionados com grande festa e admiração pelos participantes do encontro de carros antigos, onde permanecemos por um tempo com as bikes expostas”, conta Fabiano.

 

 

Segundo ele, existe previsão da realização de um evento em maio de 2022, com passeio e exposição de bicicletas. Neste ano, o Tweed Ride contou com a presença de ciclistas de Teixeira Soares e Curitiba. “A cada evento o pessoal está mais empenhado em buscar trajes e acessórios para que a caracterização fique mais próximo possível da época”, destaca.

 

A maioria das bicicletas utilizada no Tweed Ride é dos ciclistas Marcio Razera, o Piru, e de Jaime Kulitch, que é um apaixonado por bikes antigas e tem como hobby a restauração e coleção.

 

Junto com as roupas de tweed, é normal os ciclistas usarem gravatas, luvas, chapéus, calçados elegantes e adereços como colares, penas e cachecóis. Nas bicicletas é possível ver faróis antigos, para-lamas, bancos de couro, cestinhas, protetor de saia e outros acessórios mais comuns em modelos antigos.

 

ORIGEM

 

 

O nome do passeio tem origem em um tipo de tecido surgido na Grã-Bretanha, o tweed, feito com fios de lã em diferentes padrões e muito utilizado em casacos, ternos e blazers. O primeiro evento foi realizado em Londres, no ano de 2009. Desde então, passou também a acontecer em outras diversas cidades do mundo, como São Francisco, Boston, Chicago, Toronto, Paris e outros.

 

A versão brasileira surgiu em Curitiba, em 2010 e ganhou outros lugares, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e chegou a Irati, tendo a primeira edição no encerramento da 1° Exposição de Bikes Antigas em 2017, organizada pela Piru Bikes.

 

 

Imagens: Equipe Piru Bikes

Compartilhe essa matéria!

Receba as notícias do Portal Clique no celular!

Comentários

Notícias Relacionadas

INCENTIVO

“Esporte e Educação estão juntos em Irati”: Grupo Saber celebra parceria após final do Varzeano

No último sábado (04) ocorreu a final da Primeira Divisão do 43° Campeonato Varzeano Grupo Saber/Penalty, que teve início no dia 28 de agosto....

ESPORTE

Irati conquista prata no Fut-7 nos Jogos Abertos

A equipe de Irati conquistou medalha de prata no Fut-7, em Apucarana, na fase final dos 63º Jogos Abertos do Paraná. Sob o comando do professor...

IRATI

Azulão vence e conquista a Curitiba Cup Sub 17

Após cumprir excelente campanha nas fases anteriores, o Iraty Sport Club conquistou no último sábado (04) a Curitiba Cup Sub 17, ao derrotar por 2...