Aperte enter para pesquisar

Irati

Lives dão oportunidades a artistas locais em meio à crise

Bárbara Gardin

-

29 de junho de 2020

Desde março sem poder exercer a profissão, artistas musicais de Irati e região estão tendo uma nova oportunidade em meio à crise da pandemia. Sem poder fazer apresentações por conta do isolamento social e com a fonte de renda comprometida, a classe atualmente não só pode contar com os meios digitais, mas também com estrutura de alta qualidade presente no município.

 

No ramo musical e no setor de eventos há anos, Elcio José Brandalize e Rogério Menon reforçaram a parceria de longa data no projeto de transmissão das apresentações locais pela internet – as famosas lives -que ganharam o país nos últimos meses. O projeto consiste em disponibilizar estúdio, equipamentos, toda a parte técnica e a estrutura de transmissão pela internet. Com isso, os artistas podem levar a logo de patrocinadores à suas apresentações.

 

A ideia partilhada entre os dois tem sido um respiro em meio à paralisação de eventos. A iniciativa, que começou sem grandes pretensões, conta com a Prefeitura de Irati como parceira, que é a apoiadora da live Valores da Terra, atração semanal do canal.

 

“Eu que vivo de transmissões ao vivo de rodeios e eventos, encontrei um meio de sair da crise durante esse período. Os artistas também trazem seus patrocinadores ou mesmo somente para fazer uma apresentação”, ressalta Brandalize.

 

“O interessante é que tem pessoas que não teriam a oportunidade de um dia gravar em um estúdio profissional e com a nossa iniciativa e o apoio da Prefeitura, estão tendo essa oportunidade”, diz.

 

“Já são 100 dias sem eventos. A maioria se preparou a vida inteira para fazer isso e agora sem poder exercer. A ideia desse canal também ajuda para manter a saúde mental em dia, exercer o ofício, manter o contato com os amigos”, conta Rogério Menon.

 

As lives estão tendo um alcance considerável, atingindo uma média de 8 a 15 mil visualizações por transmissão. “É gratificante também porque os contratantes assistem as lives. Acaba sendo uma vitrine. Futuramente podem surgir cantores de Irati que não tinham oportunidade, e estarem em ascensão”, conta Brandalize.

 

Segundo ele, essa modalidade de apresentação não vai sair do mercado, nem mesmo fora dos grandes centros, que é o caso local. “Vieram para ficar. Tanto que penso em aumentar a estrutura futuramente para atender a demanda e as novidades que virão”, diz.

 

Rogério ainda comenta que esta ideia foi uma espécie de via de mão dupla. “Para os músicos fomos companheiros em liberar o espaço e a condição técnica. Em contrapartida eles se propuseram a fazer as apresentações conosco. Os dois lados se ajudaram e está sendo legal porque a audiência está bacana. Os artistas grandes têm o seu público de milhares de pessoas, mas o nosso povo aqui também está sendo prestigiado”, destaca Menon.

 

A Prefeitura de Irati em nota oficial em sua página, enalteceu a realização da live Valores da terra, que passa a ser transmitida somente pelo Canal Arte Campeira. “A nova fase da live Valores da Terra deverá manter parte do formato que valorizou os artistas iratienses, dando-lhes oportunidade de divulgação do seu trabalho em tempo de pandemia”, diz trecho da nota que ainda afirma que “durante as apresentações são tomados todos os cuidados com higiene de músicos, equipe e equipamentos”.

 

As lives podem ser acompanhadas pela página do Canal Arte Campeira no Facebook e no Youtube.

 

Compartilhe essa matéria!

Receba as notícias do Portal Clique no celular!

Comentários

Notícias Relacionadas

EMPREGO

Vagas da Agência do Trabalhador para quinta-feira (09)

DIVERSOS   Operador de Serra Profissional. Interessados trazer currículo   Marceneiro com experiência   ...

BOLETIM

Irati chega a 57 casos e tem 43 pacientes recuperados da Covid-19

O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Irati desta quarta-feira (08) mostra que Irati confirma mais três casos de pessoas...

PREVENÇÃO

Em Irati, funerais passam por adaptações durante a pandemia

A pandemia do coronavírus impactou, de alguma forma, a vida e rotina de todos brasileiros. Segmentos do nosso cotidiano foram afetados e tiveram que...