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Mais Saúde

Irati recebe projeto de orientação médica gratuita por telefone

Um canal direto entre pessoa, enfermeiro e médico, com o objetivo de solucionar eventuais dúvidas e queixas de saúde

Bárbara Gardin

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02 de julho de 2020

O município de Irati está com uma novidade no setor de Saúde a partir deste mês de julho. Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a empresa ShareCare,  disponibiliza gratuitamente por 200 dias, um serviço de teleconsulta para toda a população iratiense.

 

Trata-se de um canal de atendimento que serve para esclarecimentos e orientações relacionadas a problemas de saúde. Qualquer pessoa pode entrar em contato com o serviço através de um número de telefone.

 

O sistema chamado de Ligue-Saúde consiste em a pessoa realizar uma ligação gratuita para o número 0800 591 3690. Do outro lado da linha estão enfermeiros e médicos contratados pela empresa ShareCare para orientar a pessoa da melhor forma em relação ao seu problema de saúde. O serviço funciona 24 horas por dia todos os dias do ano.

 

“Esta iniciativa serve para esclarecimentos de dúvidas e necessidades de saúde mais frequentes da população, orienta as pessoas de como melhor lidar com esses questionamentos, e qual o tipo de serviço mais adequado que deverá recorrer dentro do seu território”, explica o médico Cristiano Pinto, do Centro de Inteligência Médica Angiolife, de Irati, um dos incentivadores da ideia no município.

 

Ele ainda enfatiza que “o objetivo também é diminuir sofrimento, angústia, automedicação, deslocamento de paciente sem necessidade e tranquilizar as pessoas. Na maioria das vezes é fácil de resolver o problema, principalmente neste tempo de pandemia”, comenta o médico.

 

Entretanto ele também enfatiza que não pode substituir por completo a consulta médica presencial. “Em diversas situações os atos médicos são fundamentais e deverão ser realizados de maneira presencial, desde a execução do exame físico à prescrição de medicamentos e solicitações de exames complementares”, alerta.

 

DIFERENCIAL

 

Contudo, o acesso ao sistema de forma gratuita e via telefone serve para qualquer situação: uma dúvida ou queixa aguda de saúde que possa requerer apenas uma instrução ou necessidade de maior esclarecimento em nível hospitalar. O Ligue Saúde utiliza o sistema de triagem da Capita Healthcare Decisions. Utilizado há mais de 16 anos em todo o sistema público de Saúde do Reino Unido e em diversos países do mundo.

 

Na prática, ao realizar a ligação, o usuário passará por algumas etapas do atendimento:

 

IDENTIFICAÇÃO: nessa etapa é necessário fornecer dados simples que comprovem a  identidade e a localização, por exemplo: Nome, Endereço, Data Nascimento, CPF e Telefone de contato.

 

RELATO: em seguida, é o momento de dizer o que está acontecendo com o usuário. Do outro lado estará um enfermeiro que irá escutar e fazer algumas perguntas.

 

DESENVOLVIMENTO: Nessa fase o atendente já possui uma ideia se o caso irá necessitar de um atendimento mais especializado, um profissional médico, seja por telefone ou presencial. Seja uma avaliação médica no mesmo dia, posterior ou necessário uma transferência pelo SAMU.

 

CONCLUSÃO: para finalizar o atendimento o usuário receberá algumas orientações daquilo que deve fazer. Em alguns casos o serviço da ShareCare fará o acompanhamento da evolução dos sintomas, o qual poderá entrar em contato através do número de telefone fornecido, no dia e hora agendados.

 

“O modelo de atendimento por telefone é algo já praticado com sucesso ao redor do mundo. No Brasil sua operação é mais frequente em planos de saúde e algumas empresas privadas, no setor público essa ação é inovadora e a ShareCare uma das pioneiras”, conta o médico iratiense.

 

SOBRE A INICIATIVA

A Sharecare é a empresa americana líder mundial na combinação de saúde digital com gestão de saúde integrada, especializada em reduzir riscos, custos e sofrimentos das populações. Está no Brasil há mais de dois anos com mais de 25 mil ligações atendidas. Em todo o mundo são 16 anos e mais de 12 milhões de ligações.

 

Trata-se de uma plataforma de envolvimento em saúde e bem-estar que fornece aos consumidores informações, programas e recursos personalizados para melhorar a saúde.

 

A inciativa é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Irati e a empresa ShareCare. Fruto do trabalho de duas organizações, o Centro de Inteligência Médica em Irati Angiolife, na figura do Dr. Cristiano Pinto e a Lauris Co, representada pelo professor Donizetti Louro.

 

O sistema já está disponível para ligações e ficará gratuitamente por 200 dias. A população deve ligar no número 0800 591 3690 para iniciar o processo.

 

*Com informações do Dr. Cristiano Pinto e ShareCare

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