Irati deve concentrar vacinação contra covid em um único local
Bárbara Gardin
-15 de janeiro de 2021

Local da vacinação de profissionais de saúde vai ser anunciado pela secretaria municipal. Foto: Reprodução/Facebook
Nesta sexta-feira (15), a secretária municipal de Saúde de Irati, Jussara Kublinski Hassen, afirmou em áudio, que o município deve realizar a vacinação contra a Covid-19 em um único lugar.
Ela ressalta também que, até o momento, Irati ainda não recebeu os protocolos oficiais dos órgãos competentes sobre a vacinação, mas que o município está preparado para dar início ao processo.
“As primeiras doses serão destinadas apenas aos profissionais de saúde da linha de frente, ou seja, aqueles que no seu dia a dia atendem pessoas suspeitas ou confirmadas com a Covid-19. A aplicação das vacinas será centralizada em um único lugar a ser divulgado tão logo chegue os protocolos e a nota técnica específica”, afirma a secretária em trecho do posicionamento.
Veja na íntegra o que diz a secretária de Saúde sobre a vacinação em Irati.
“A Secretaria Municipal de Saúde, o serviço de perimiologia e o COEF, tendo em vista a previsão de início da vacinação para o final do mês de janeiro, seguindo a orientação técnica do Ministério das Saúde a da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), vimos por meio desta informar a toda população iratiense que, até o momento, não recebemos nenhuma nota técnica, orientação ou protocolo de vacinação contra a Covid-19.
O município de Irati dispõe de equipe técnica capacitada e pronta para dar inicio a vacinação assim que a mesma chegar ao nosso município. A quantidade de doses, bem como seringas, agulhas e etc., serão disponibilizadas pela SESA através da 4ª Regional de Saúde, que distribuirá aos municípios.
O município [de Irati] possui de todos os insumos para dar início ao processo de vacinação, seguindo todos os protocolos e orientações de boas práticas de vacinação do Ministério da Saúde e da SESA.
As primeiras doses serão destinadas apenas aos profissionais de saúde da linha de frente, ou seja, aqueles que no seu dia a dia atendem pessoas suspeitas ou confirmadas com a Covid-19. A aplicação das vacinas será centralizada em um único lugar a ser divulgado tão logo chegue os protocolos e a nota técnica específica.
A Secretaria Municipal de Saúde gostaria de solicitar a toda nossa população que continue com os cuidados gerais, uso de máscaras, álcool em gel, lavagem das mãos, distanciamento social, pois a chegada da vacina não representa nesse primeiro momento o final da pandemia.
As doses iniciais não serão suficientes, a campanha se estenderá ao longo de 2021. Vamos sim dando passos firmes e certeiro rumo a vacinação em massa a toda a população”.
Bárbara Gardin com colaboração de Luiz Carlos Ramos