Aperte enter para pesquisar

Esportes

Irati anuncia início de projeto que prevê 30 quilômetros de ciclovia

Kelly Ramos

-

29 de junho de 2020

Reunião reuniu ciclistas, representação do comércio e outros setores. Foto: Kelly Ramos

Em reunião na tarde desta segunda-feira (29) a Prefeitura de Irati anunciou um amplo projeto para implantação de 30 quilômetros de ciclovia na cidade. Representantes de ciclistas, do comércio e outros setores estiveram presentes na discussão das rotas.

 

Segundo o prefeito Jorge Derbli, a ideia é construir, com o passar do tempo, ciclovias que liguem os quatro pontos da cidade, permitindo maior mobilidade e segurança para quem utiliza bicicletas, como trabalhadores e atletas. “É um projeto que também contempla a questão ambiental e promove saúde. Em agosto iniciaremos o primeiro trecho e vamos continuar discutindo as melhores rotas para implantação”, explica.

 

O primeiro percurso passará pela Avenida Perimetral João Stoklos, seguira pela Avenida Vicente Machado, onde vai entrar na Rua Paulo Xisto e na sequência na Expedicionário José de Lima até chegar no Parque Aquático. Serão 2,3 quilômetros.

 

O presidente da Associação dos Ciclistas de Irati, Antonio Carlos Duda, ressalta que o projeto é audacioso, mas de grande valia para os ciclistas. “Hoje, é preciso sair da cidade e ir para vias do interior ou até mesmo em rodovias, arriscando vidas. Nós estamos aqui para ajudar a Prefeitura no que for preciso”, acrescenta.

 

Duda fala que o ciclismo está em alta e que esportes ao ar livre cada vez mais se tornam tendência. “Temos que acompanhar essa evolução. As ciclovias representam uma mudança de cultura e de postura da comunidade em geral”, ressalta.

 

Também estiveram presentes outros representantes do seguimento – Emerson Rogal, da Cicles Guarani, e Márcio Razera, da Piru Bikes, além de outros adeptos ao ciclismo.

 

O secretario municipal de Planejamento, João Almeida Junior, explica que o projeto vai contemplar vias principais, que vão ligar os quatro cantos da cidade ao centro, além de vias coletoras, que ligarão os bairros. “Serão caminhos seguros para os ciclistas”, informa.

 

João ainda destaca que os custos da primeira fase estão sendo levantados. A licitação vai ocorrer em julho e os recursos a serem aplicados serão próprios do município.

Compartilhe essa matéria!

Receba as notícias do Portal Clique no celular!

Comentários

Notícias Relacionadas

ESPORTE

Decreto 218/2020 flexibiliza nova modalidade esportiva

Novo decreto emitido ontem' (30), de número 218/2020, flexibiliza a nova prática esportiva conhecida como "New Fut" em Irati. Segundo o documento,...

FUTEBOL

Athletico e Coritiba fazem a final do Paranaense 2020

A final do Campeonato Paranaense 2020 será disputada entre Athletico e Coritiba. As equipes conquistaram a classificação na noite de ontem, 29,...

PERDA

Apresentador do Sportv perde a luta para a covid

A televisão brasileira está de luto. Aos 45 anos, morreu nesta terça-feira o apresentador Rodrigo Rodrigues, vítima de trombose venosa cerebral...