Aperte enter para pesquisar

Paraná

Ipiranga terá o maior investimento da história com fábrica de laticínios

A Tirol Alimentos confirmou a instalação de uma planta no município de aproximadamente 15 mil habitantes

Kelly Ramos

-

12 de setembro de 2019

O anúncio foi feito durante reunião de executivos da empresa com o governador Carlos Massa Ratinho Junior. Foto: AEN

A cidade de Ipiranga, nos Campos Gerais, vai receber o maior investimento da história. A Tirol Alimentos confirmou a instalação de uma planta no município de aproximadamente 15 mil habitantes. O investimento total da fábrica de laticínios será de R$ 152 milhões, com apoio do Governo do Estado, por meio do programa Paraná Competitivo.

 

O anúncio foi feito durante reunião de executivos da empresa com o governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta quarta-feira (11), no Palácio Iguaçu. No encontro foram apresentados detalhes da unidade que a empresa vai erguer, a primeira no Paraná. A previsão é que a operação comece em fevereiro de 2021, gerando inicialmente 160 empregos diretos.

 

Ratinho Junior destacou que a nova planta contribuirá para movimentar toda a cadeia leiteira do Estado, já que a empresa estima produzir 600 mil litros de leite por dia na primeira fase. A capacidade total da estrutura industrial pode chegar a até 2 milhões de litros de leite/dia.

 

“Mais uma conquista para o Estado do Paraná, trazendo para cá outra grande empresa do País. Isso gera emprego, industrialização de alimentos para uma região que precisa e fortalece nossa bacia leiteira”, destacou o governador.

 

PRODUÇÃO

O governador lembrou ainda que o Paraná é um dos maiores produtores de leite do Brasil, com cerca de 13% do mercado nacional. A cadeia leiteira estadual engloba aproximadamente 90 mil pecuaristas no Estado.

 

Em 2018, a produção de leite rendeu R$ 5,8 bilhões no Valor Bruto da Produção Agropecuária do Estado, segundo dados preliminares do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, valor menor que as produções de frango, soja e milho. “Anúncios como esse consolidam o Paraná como uma grande bacia leiteira do País”, disse Ratinho Junior.

 

COMPETITIVIDADE

 

O gerente de Projetos da Tirol, Maicon Spada, explicou que a opção por investir no Paraná se deu pelas facilidades logísticas ofertadas, além de o Estado ser o segundo principal mercado da empresa no País, perdendo apenas para Santa Catarina, sede da indústria. Atualmente a Tirol possui parceria com a fábrica Frísia, instalada em Ponta Grossa, onde parte da produção é processada e embalada.

 

“O Paraná é um Estado muito interessante, estratégico para investimentos, ampliando a competitividade da empresa”, afirmou. “Em um primeiro momento, a produção será focada no leite longa vida, com aplicação da mais alta tecnologia. Não existe no País uma planta com tamanha tecnologia aplicada”, completou.

 

CONSTRUÇÃO

 

A área para a construção da nova unidade já recebeu a preparação inicial e está toda terraplanada. O terreno é localizado às margens da BR-373 tem 222 mil metros quadrados. A área construída será de 22,6 mil metros quadrados, com possibilidade de expansão.

 

“Vai mudar a cara de Ipiranga. As contratações já estão acontecendo, gerando emprego e renda para a cidade, que sempre foi muito dependente do fumo”, destacou Luiz Carlos Blum, prefeito de Ipiranga.

 

INFRAESTRUTURA

 

Secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex reforçou o compromisso do Estado em agilizar o processo de construção da fábrica, colocando à disposição da Tirol toda a estrutura governamental. “Buscamos dar celeridade na obra para que não haja atrasos, integrando serviços como os da Copel e Sanepar”, disse.

 

PRESENÇAS

 

Participaram da reunião o presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento, Eduardo Bekin; o vice-prefeito de Ipiranga, Alcides Mayer; além de executivos da empresa.

Compartilhe essa matéria!

Receba as notícias do Portal Clique no celular!

Comentários

Notícias Relacionadas

CONQUISTA

Paraná retoma transplante pediátrico de fígado

Reconhecido mundialmente como referência em doações e transplantes de órgãos, o Paraná deu mais um salto para continuar liderando o ranking na...

PARANÁ

Projeto de lei aprovado pela Assembleia rende homenagem da Copel a Hussein Bakri

Autor da lei que estabelece uma faixa de segurança para plantio próximo às redes elétricas, o deputado Hussein Bakri (PSD) foi homenageado pela...

FERIADO

Repartições públicas estaduais em Irati terão escala especial no Carnaval

As repartições públicas estaduais terão escala especial de funcionamento no Carnaval e na quarta-feira de Cinzas. Foi decretado recesso para os...