Aperte enter para pesquisar

Irati

Ensino híbrido também poderá ser aplicado na rede municipal em Irati

Bárbara Gardin

-

15 de janeiro de 2021

Modelo do retorno das aulas em Irati deve ser anunciado na próxima semana. Foto: Arquivo/Portal Clique

O início do ano letivo nas escolas municipais de Irati está previsto para 10 de fevereiro. Com menos de um mês para o prazo, a Secretaria Municipal de Educação montou um plano de retorno às aulas, seguindo todo o protocolo de orientações dos órgãos de saúde. Dentre as ações, o ensino conhecido como modelo híbrido é uma das propostas.

 

Esta iniciativa, já anunciada pelo governo do Paraná para a rede estadual de ensino, consiste em parte dos alunos assistirem a aula presencialmente na escola e outra parte acompanhar o estudo em casa, através da internet. A medida visa evitar a aglomeração de crianças nas instituições.

 

O projeto, que também possui outras indicações e possibilidades, está sob análise e discussão em conjunto com o Centro de Operações Especiais e de Fiscalização da Covid-19 (COEF). Segundo a secretária interina de Educação, Jandira Teresinha Girardi, ainda não há nada definido e o parecer oficial deve ser divulgado na próxima semana.

 

“Entregamos o plano de retorno ao COEF e à prefeita em exercício, Ieda. São algumas ações que buscamos realizar seguindo as normas de saúde e prezando pela segurança de alunos, funcionários e comunidade escolar”, diz a secretária.

 

“Acredito que iniciamos com o ensino híbrido como no Estado, mas estamos estudando outras maneiras porque se faz necessário. Pensamos em fazer um teste de 45 dias para ver como vai proceder. Teremos novidades na próxima semana e faremos a comunicação oficial”, afirma Jandira.

 

Ela ainda ressalta que esta modalidade não será obrigatória. “Vai haver um requerimento onde os pais poderão conceder a permissão dos alunos participarem ou não do ensino híbrido. Peço aos pais e responsáveis que tenham calma, pois logo daremos um parecer preciso da situação. A Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação planejam uma volta segura para todos”, afirma a secretária.

 

A Secretaria Municipal de Educação também já fez o processo de licitação para compra de equipamentos de proteção como luvas, máscaras e álcool em gel, que serão disponibilizados nas escolas.

 

Quanto ao retorno de CMEI’s e aulas para as crianças menores, a secretária pondera que os pais devem aguardar orientações em breve, pois é fato de que há uma maior dificuldade de manter as indicações necessárias contra a covid em um ambiente com crianças menores.

 

“Temos uma preocupação muito grande com as famílias que precisam deixar os filhos em CMEI’s, principalmente para trabalhar e garantir o sustento. Tanto o prefeito Jorge, quanto a prefeita em exercício, Ieda, pedem cautela com a situação. Por isso estamos estudando, planejando e discutindo com os órgãos competentes”, disse.

 

 

 

 

Compartilhe essa matéria!

Receba as notícias do Portal Clique no celular!

Comentários

Notícias Relacionadas

PANDEMIA

Mulher de 60 anos é a 37ª vítima da Covid-19 de Irati

Na manhã desta segunda-feira (08), a Secretaria Municipal de Saúde de Irati, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, comunicou o...

EMPREGO

Vagas da Agência do Trabalhador de Irati para quarta-feira (10)

As vagas são válidas para a manhã do dia 10 de março de 2021. Nos dias 08 e 09 de março de 2021, o atendimento permanece por e-mail:...

SITUAÇÃO DRAMÁTICA

Com lotação máxima, Santa Casa de Irati remaneja leitos para conseguir receber pacientes

A situação dramática que está sendo vivida em todo o Paraná não é diferente do que ocorre em Irati. Neste domingo (07), um vídeo mostra...