Aperte enter para pesquisar

Regional

Em Rio Azul, projeto visa castração e conscientiza a população sobre abandono de animais

Mais de 100 animais de rua e de famílias carentes já foram castrados no município

Kelly Ramos

-

11 de outubro de 2021

Projeto Rio Patas visa a conscientização da comunidade sobre os animais. Foto: Divulgação

A última semana em Rio Azul foi marcada por ações para a conscientização da comunidade em relação ao respeito com os animais. O projeto Rio Patas, que surgiu com apoio do setor público e de voluntários, desenvolveu atividades em escolas, feiras de adoções, panfletagem e até uma celebração para bênção dos amiguinhos de quatro patas.

 

De acordo com a voluntária e vereadora de Rio Azul, Rita Boni, o projeto nasceu da necessidade de fazer algo pelos animais de rua. O trabalho realizado vai além da conscientização, mas também conta com muita ação. Uma delas é a castração dos animais de rua e de famílias carentes. Somente neste ano, através de um convênio com o Centro Universitário Campo Real, 100 animais passaram por procedimentos.

 

 

O convênio, que paga apenas o custo das cirurgias, é financiado através da Prefeitura de Rio Azul, que por meio da Secretaria de Agricultura, também viabiliza o transporte até Guarapuava e profissionais.

 

Os animais são acompanhados no pós-operatório e os protetores se mobilizam para encaminhar para adoção responsável. “Já é visível a diminuição dos animais nas ruas. Estávamos com problemas de cães que avançavam em pessoas, que poderiam provocar acidentes. Com as castrações acreditamos que logo a situação vai estar ainda melhor”, ressalta Rita.

 

Durante a semana passada, aconteceu uma blitz pet educativa, com entrega de material informativo e colocação de adesivos em veículos, uma feira de exposição, onde foram adotados 15 animais e visitas em escolas municipais, inclusive com apresentações de cães da Polícia Militar de União da Vitória e Ponta Grossa, além da bênção de animais em frente à Igreja Sagrado Coração.

 

“É um trabalho de formiguinha que fazemos, mas acreditamos que a conscientização é importante, e vemos as crianças como nossas multiplicadoras”, comenta Rita. A vereadora ainda é autora da lei municipal 1043, que instituiu a Semana Municipal Conscientização Sobre o Abandono de Animais, que deve ocorrer sempre na primeira semana outubro.

 

Rita conta que o projeto Rio Patas tem sido bem aceito pela comunidade, que busca colaborar. Os protetores são da cidade e do interior. Já para os casos de maus tratos aos animais e abandonos, a vereadora ressalta que há uma lei municipal que visa a punir os infratores e que o projeto tem buscado a sua aplicação.

 

Siga as redes sociais do projeto Rio Patas (Facebook e Instagram) e ajude a compartilhar e divulgar boas ações.

 

Compartilhe essa matéria!

Receba as notícias do Portal Clique no celular!

Comentários

Notícias Relacionadas

NOVIDADES

Unicesumar Irati lança 13 novos cursos de Graduação na modalidade à distância

Na última semana, a Unicesumar Irati divulgou a lista dos 13 novos cursos de Graduação, que passam a integrar seu portfólio. Os cursos são...

ESTÁGIO

Vagas do CIEE para estágios remunerados em Irati e região

Irati: - 05 vagas de estágio para estudantes de Ensino Médio; - 05 vagas de estágio para estudantes de Ensino Médio;05 vagas de estágio para...

OPORTUNIDADE

Unicesumar realiza palestra com Camila Farani sobre Empreendedorismo Feminino

Você sabia que, atualmente, mais de 30 milhões de mulheres estão empreendendo no Brasil? Esse número é equivalente a quase metade do mercado...