Aperte enter para pesquisar

Rural

Em Irati, iniciativas do Estado visam impulsionar a agricultura familiar

Assessoria

-

18 de julho de 2023

Secretário Norberto Ortigara participa de entrega de mudas de uva e equipamentos, além de palestra com orientações sobre o Susaf

 

Em Irati, nesta terça-feira (18), o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, participou de dois eventos. Pela manhã aconteceu a entrega de mudas e equipamentos do programa de Revitalização da Viticultura Paranaense (Revitis) a produtores e, durante a tarde, orientações sobre o a adesão ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Sasaf-PR).

 

O programa Revitis, criado em 2019, tem como objetivo estimular a produção de uvas e seus derivados no Paraná. Ele tem base em quatro eixos: incentivo para a produção, reorganização da comercialização, desenvolvimento do turismo e apoio à agroindústria.

 

 

Em Irati, o Revitis atenderá 15 produtores, sendo oito que já estão na atividade e sete que irão iniciar. São mais de 7.500 mudas, de três variedades, além de equipamentos para a produção, como arame e palanques, somando o investimento de R$ 323 mil. “É um programa que ajuda a diversificar a propriedade. Temos potencial de comercialização da uva. Um dos exemplos é para a Vinícola Cosmos, que é certificada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e compra 90% da uva fora de Irati”, explica o secretário municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski.

 

Ortigara ressaltou que há um esforço do Governo do Paraná para reorganizar o setor de viticultura. Segundo ele, o potencial da produção pode não apenas contemplar o setor agrícola, mas também do turismo. “Nosso objetivo é qualificar e aumentar a produção. Temos resultados positivos e vemos nessa região potencial para evoluir. O panorama existente apresenta oportunidades”, comenta o secretário.

 

O prefeito Jorge Derbli ressalta a importância da diversificação das propriedades rurais e expectativa sobre a produção de uva no município. “É uma cultura que está indo bem em Irati e com esse trabalho em parceria com o Estado a tendência é melhorar. Foram recebidas mudas de qualidade e equipamentos que vão auxiliar na produção”, destaca.

 

SUSAF – O Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf- PR) é destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte. A iniciativa compreende um conjunto de ações de inspeção sanitária e de fiscalização que poderá ser feito por um município ou por um consórcio de municípios.

 

Os estabelecimentos interessados em obter o selo Susaf/PR devem seguir os programas de autocontrole necessários como limpeza, desinfecção e higiene, hábitos higiênicos e saúde dos manipuladores. Além disso, são exigidos a manutenção das instalações e equipamentos, controle de potabilidade de água, seleção de matérias-primas, ingredientes e embalagens, controle de pragas e vetores e controle de temperatura. Também devem contratar profissional legalmente habilitado para a industrialização e conservação dos produtos.

 

De acordo com a gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Adapar, Marisa Koloda Henning, em Irati foi demonstrado o interesse do Governo do Estado em auxiliar a agroindústria, facilitando a adesão dos municípios ao Susaf- PR. “Hoje, com serviço de inspeção municipal sozinho se vende somente para o mercado local, mas tendo o selo Susaf pode trabalhar com um universo com 11 milhões de consumidores, que é a população do Paraná”, observa.

 

Para ter o Susaf o município interessado deve ter uma equipe de inspeção em atuação, além da parte legal e equipe técnica, com médico veterinário. No Paraná 35 municípios e dois consórcios já aderiram ao sistema.
De acordo com o secretário municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), conta com três veterinários, veículo e equipamentos. “Temos dois abatedouros e outras 30 empresas. Com o Susaf haverá oportunidade para empresas de embutidos comercializarem para todo o Paraná, gerando rendas para as famílias e municípios. A adesão de Irati já está em andamento e aguarda apenas a finalização do processo de legislação”.

 

SECOM/IRATI

Compartilhe essa matéria!

Receba as notícias do Portal Clique no celular!

Comentários

Notícias Relacionadas

RURAL

Clube de Bezerras incentiva a sucessão familiar na produção leiteira

Aconteceu na tarde de sexta-feira (27), na 2ª ExpoIrati, o Clube de Bezerras. O evento, em parceria com a Castrolanda, reuniu filhos de produtores...

RURAL

Forno para produção de carvão vegetal funcionava sem autorização

Durante patrulhamento, realizado ontem (11), policiais ambientais constataram na localidade de Linha Cadeado Grande, município de Prudentópolis, o...

RURAL

À sombra de araucárias, erva-mate vira destaque do Prêmio Orgulho da Terra

Principal produtor de erva-mate do Brasil, o Paraná está decidido a aumentar a área produtora, os índices de produtividade e as boas...