Aperte enter para pesquisar

Irati

Prefeitura e Comtur realizam mapeamento do turismo rural

A equipe está visitando propriedades rurais do município com o objetivo de mapear, catalogar e incentivar a formalização e o cadastramento no Cadastur

Assessoria

-

21 de julho de 2021

Foto: Divulgação

Desde o mês de junho, um grande trabalho a campo vem sendo realizado para fortalecer o turismo rural pelo Conselho Municipal de Turismo de Irati em parceria com a Prefeitura de Irati, por meio do Departamento de Turismo e a Secretaria de Agricultura. A equipe está visitando propriedades rurais do município com o objetivo de mapear, catalogar e incentivar a formalização e o cadastramento no Cadastur, que oferece atividades de lazer e turismo. Além disso, também é levada a oferta de cursos de capacitação oferecidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), gratuitamente, aos interessados.

 

“Rica em belezas naturais e com o empreendedorismo, cada vez mais aflorado dos agricultores, a zona rural de Irati apresenta dezenas de pontos e lindas propriedades que podem ser exploradas para a criação de um roteiro turístico”, destaca a turismóloga Samanta Santos. Para a equipe a frente deste projeto, o primeiro passo para que todos possam ganhar a curto, médio e a longo prazo, é conhecer a realidade, junto ao potencial do setor.

 

 

 

Atividades

 

No dia 15 de junho, foi visitado o Recanto das Jabuticabeiras, localizado no Lageadinho, cerca de 5 Km do centro de Irati, 10 minutos de carro. A equipe também passou pelo Pague e Pesque Schereider, localizado na estrada para São Lourenço, cerca de 3,5 Km do centro de Irati, 7 minutos de carro.
Na terça-feira (20), as visitas foram realizadas no Pague e Pesque do Polaco e Pague e Pesque Piscinas Duda, que estão no Pirapó, cerca de 22 Km do centro de Irati, 27 minutos de carro do centro da cidade, sendo 20 Km asfaltados.

 

A equipe pretende dar continuidade nas visitas. “Irati tem enorme potencial para explorar o turismo rural. Temos maravilhas espalhadas pelo interior que, infelizmente, ainda são pouco exploradas. A comunidade é empreendedora e acreditamos que, se todos os entes estiverem unidos, possamos crescer cada vez mais. Com consciência ambiental, coragem e união de esforços entre os fomentadores do turismo na região, podemos nos tornar um ponto de referência no Estado. Basta acreditar”, ressalta Samanta.

 

O que é o Cadastur

 

O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico. É obrigatório para Meios de Hospedagem, Agências de Turismo, Transportadoras Turísticas, Organizadoras de Eventos, Parques Temáticos, Acampamentos Turísticos e Guias de Turismo-MEI (Microempreendedor Individual). Outras atividades podem ser cadastradas em caráter opcional. O cadastro permite ao prestador atuar, legalmente, de acordo com a Lei do Turismo, por meio da emissão do Certificado Cadastur, assim como oferece benefícios aos cadastrados.

 

O cadastro garante diversas vantagens e oportunidades de negócios aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista, proporcionando maior confiabilidade por parte dos usuários (turistas e visitantes).

 

Compartilhe essa matéria!

Receba as notícias do Portal Clique no celular!

Comentários

Notícias Relacionadas

COMBATE AO FEMINICÍDIO

Procuradoria da Mulher realiza ação alusiva ao Dia de Combate ao Feminicídio

“Se você sofre ou presenciou algum tipo de violência contra as mulheres, denuncie. Existem diversos serviços e instituições que podem prestar...

EMPREGO

Vagas da Agência do Trabalhador para a tarde de sexta-feira (23)

ALIMENTAÇÃO - Salgadeira(o) com experiência e disponibilidade para trabalhar em Rio Azul - Gerente de Produção de Panificadora com...

ANAPCI

Unicentro repassa à Anapci de Irati máquina para a produção de fraldas

Esta semana, o grupo PET Engenharias, dos cursos de Engenharia Ambiental e Florestal da Unicentro, fez a entrega de três mil dólares arrecadados e...