Aperte enter para pesquisar

Esportes

Ciclistas de Irati voltam no tempo em passeio estilo “retrô”

50 ciclistas participaram de passeio que utiliza bicicletas e trajes antigos

Kelly Ramos

-

27 de outubro de 2019

Passeio percorreu os principais pontos turísticos de Irati e reuniu 50 ciclistas. Foto: Equipe Piru Bikes

Quem andou pelas ruas de Irati na tarde de sábado (26) encontrou vários ciclistas passeando em estilo “retrô”. Foi realizada a 2ª edição da Tweed Ride – um passeio que utiliza bicicletas antigas e também conta com os próprios ciclistas caracterizados, com roupas e acessórios que levam a uma viagem no tempo. A organização foi da equipe Piru Bikes.

 

Entre os destaques do passeio deste ano foi a visita a Colina Nossa Senhora das Graças, um dos principais pontos turísticos de Irati. No local, o ciclista Marcio Razera, o Piru, passeou com uma bike rara – a Penny Farthing, que conta com uma roda grande na frente.

 

Pelas ruas da cidade foi inevitável a curiosidade das pessoas e admiração em ver as bicicletas antigas.  “Os ciclistas estavam trajados com um figurino elegante das décadas de 40, 50 e 60. Percorremos as principais ruas e os pontos turísticos da nossa cidade. O evento contou com aproximadamente 50 pessoas, que aproveitaram para vivenciar o passado, conversando, trocando experiências e vendo a vida passar de um modo mais romântico”, relata a equipe Piru Bikes.

 

Segundo a organização, junto com as roupas de tweed, é normal os ciclistas usarem gravatas, luvas, chapéus, calçados elegantes e adereços como colares, penas e cachecóis. Nas bicicletas é possível ver faróis antigos, para-lamas, bancos de couro, cestinhas, protetor de saia e outros acessórios mais comuns em modelos antigos.

 

O próximo passeio já esta pré-agendado para maio de 2020, que deve ocorrer junto com a exposição de bicicletas para comemorar o Dia do Ciclista de Irati. “O grande intuito é de reviver uma época saudosa do passado, vendo a vida de uma forma diferente, quando passava mais devagar pelos olhos das pessoas e os detalhes eram vivenciados com mais valor”, ressalta a organização.

 

ORIGEM

 

O nome do passeio tem origem em um tipo de tecido surgido na Grã-Bretanha, o tweed, feito com fios de lã em diferentes padrões e muito utilizado em casacos, ternos e blazers. O primeiro evento foi realizado em Londres, no ano de 2009. Desde então, passou também a acontecer em outras diversas cidades do mundo, como São Francisco, Boston, Chicago, Toronto, Paris e outros.

 

A versão brasileira surgiu em Curitiba, em 2010 e ganhou outros lugares, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e chegou a Irati, tendo a primeira edição no encerramento da 1° Exposição de Bikes Antigas em 2017, organizada pela Piru Bikes.

 

No final da exposição foi realizado um passeio por diversos pontos históricos da cidade, como a estação de trem – na Rua Conselheiro Zacarias. A edição contou com 25 participantes.

 

Informações e imagens: Equipe Piru Bikes

Compartilhe essa matéria!

Receba as notícias do Portal Clique no celular!

Comentários

Notícias Relacionadas

FUTEBOL

Semifinais do Campeonato Varzeano começam domingo

As quatro melhores equipes do 42º Campeonato Varzeano estarão em campo no próximo domingo (10) para os jogos da primeira rodada da fase semifinal...

REVELAÇÃO

Jovem iratiense é a nova promessa da base do Santos

Alison Camargo é a grande sensação do time sub-15 do Santos, que está nas semifinais do Campeonato Paulista da categoria. O jovem de 15 anos,...

FUTEBOL

Campeonato Municipal Vitor de Morais é finalizado em Rio Azul

Após 34 jogos, foi definido no último domingo (03), o campeão do Campeonato Municipal de Futebol de Rio Azul. A equipe do Cicles Debacz/Gio Cicles...