Aperte enter para pesquisar

Esportes

Campanha pede o fim do assédio a atletas que correm nas ruas de Irati

Corredoras amadoras relatam casos de assédio e constrangimento que enfrentam ao praticar o esporte

Kelly Ramos

-

29 de outubro de 2019

Nos últimos dias, uma campanha de conscientização ganhou as redes sociais. A iniciativa foi da Moov Assessoria Esportiva diante do relato de corredoras amadoras sobre situações de assédio enquanto praticam o esporte pelas ruas de Irati.

 

De acordo com o professor de educação física e responsável pela Moov, Euclides Ribeiro Neto, aproximadamente 70% do grupo de corredores é formado por mulheres e os relatos delas de situações constrangedoras são quase diários. “É uma situação que estamos acompanhando já faz um tempo. Então, resolvemos fazer algo”, explica.

 

Além de casos de violência verbal, houve também situações ainda mais graves, em que mulheres chegaram a ser apalpadas em ruas enquanto corriam. “Uma das situações ocorreu com uma corredora, que não faz parte do nosso grupo, em que um homem de moto diminuiu a velocidade e a apalpou enquanto ela corria pela Avenida Perimetral em um domingo a tarde”, conta.

 

A campanha chamada #deixaelacorrer pede respeito com as mulheres que praticam o esporte e foi divulgada nas redes sociais Instagram e Facebook. “Precisamos mudar essa cultura, o pensamento de que a mulher que está correndo na rua quer se mostrar ou algo assim. Ninguém tem o direito de mexer com elas”, ressalta o professor.

 

Euclides fala que os grupos de corrida tem boa adesão em Irati e um dos motivos é por proporcionar mais segurança aos atletas. Os treinos são realizados sempre em lugares diferentes, percorrendo diversas ruas da cidade.

 

O esporte agrada tanto, que circuitos circuitos de corrida de rua chegam a contar com mais de 300 atletas amadores. “É um esporte simples, que todos podem praticar. Há muito a questão motivacional, pois o desafio é com você mesmo para poder sempre se superar”, destaca.

Compartilhe essa matéria!

Receba as notícias do Portal Clique no celular!

Comentários

Notícias Relacionadas

FUTEBOL

Rodada das semifinais do Campeonato Varzeano teve poucos gols

O equilíbrio de forças ficou patente nos dois jogos realizados ontem (10) pelas semifinais do 42º Campeonato Varzeano “Dirceu Hraber”. A...

FUTEBOL

Semifinais do Campeonato Varzeano começam domingo

As quatro melhores equipes do 42º Campeonato Varzeano estarão em campo no próximo domingo (10) para os jogos da primeira rodada da fase semifinal...

REVELAÇÃO

Jovem iratiense é a nova promessa da base do Santos

Alison Camargo é a grande sensação do time sub-15 do Santos, que está nas semifinais do Campeonato Paulista da categoria. O jovem de 15 anos,...