Aperte enter para pesquisar

Paraná

Beto Preto diz que Paraná está entrando em colapso

Da Redação

-

03 de março de 2021

De acordo com o secretário, o governo está negociando para ampliar o número de leitos em todo o estado. Foto: Divulgação

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou na manhã desta quarta-feira (3) que o sistema de saúde do estado está entrando em colapso. As informações são do G1 PR.

 

Na terça-feira (2), segundo dados da Secretaria da Saúde, o total de pessoas internadas com Covid-19 ou suspeita da doença bateu recorde, com 3.783 internações. A fila de espera por leitos hospitalares também registrou o maior número da pandemia, com 699 pessoas aguardando vagas em hospitais.

 

“EU DIRIA QUE ESTAMOS ENTRANDO NO COLAPSO, ESTAMOS EM PRÉ-COLAPSO”, AFIRMOU O SECRETÁRIO.

 

Levando em conta apenas os leitos de UTI do SUS para Covid-19, a ocupação geral no estado é de 92%. A situação mais crítica é registrada no oeste do estado, onde a ocupação é de 97%.

 

Segundo Beto Preto, há registros de pessoas que estão sendo entubadas em casa, em Cascavel.

 

De acordo com o secretário, o governo está negociando para ampliar o número de leitos em todo o estado, especialmente em hospitais menores, onde ainda há possibilidade de ampliação. “Mas o horizonte é finito”, afirmou Beto Preto.

 

A Secretaria da Saúde informou que “todos os esforços estão sendo feitos” para que não seja necessário transferir pacientes para outros estados.

 

MEDIDAS PARA FREAR CONTÁGIO

 

O secretário afirmou que, sem a possibilidade de grandes ampliações no sistema de saúde, as alternativas para contornar a situação são vacinação e isolamento social.

 

Para tentar diminuir a circulação do vírus, o governo estadual adotou medidas mais rígidas de combate à pandemia na sexta-feira (26). O horário do toque de recolher foi ampliado, o governo determinou que serviços não essenciais fossem fechados e aulas presenciais foram suspensas.

 

Mesmo assim, segundo o secretário, parte da população não aderiu às medidas de isolamento conforme o previsto pelo governo.

 

“Eu insisto a quem ainda se encontra resistente a essa ideia, é uma questão de vida e morte hoje”, disse.

 

Sobre a vacinação, Beto Preto afirmou que o ritmo de aplicação ainda está abaixo do ideal. No entanto, ele afirmou que o Ministério da Saúde prevê entregar 1,7 milhão de doses ao Paraná ao longo de março.

 

Até terça-feira (2), 430.281 doses foram aplicadas no estado em 317.461 pessoas o que representa aproximadamente 2,7% da população do estado.

 

PANDEMIA NO PARANÁ

 

De acordo com dados da SESA divulgados na terça-feira (2), 11.776 pessoas morreram no estado vítimas da doença.

Ao todo, desde o início da pandemia, 651.751 pessoas testaram positivo para Covid-19 no Paraná.

Compartilhe essa matéria!

Receba as notícias do Portal Clique no celular!

Comentários

Notícias Relacionadas

PARANÁ

Pagamento do IPVA será retomado nesta quinta-feira

O pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2021 será retomado nesta quinta-feira (22), com o início do vencimento...

IMUNIZAÇÃO

Paraná soma 1,9 milhão de doses aplicadas e 1,43 milhão de pessoas vacinadas

O Paraná ultrapassou nesta segunda-feira (19) a marca de 1,9 milhão de doses de vacina contra a Covid-19 aplicadas, chegando a 1.910.821 doses....

COVID-19

Paraná envia maior quantitativo de insumos em 24h desde o início da pandemia

O Governo do Estado enviou nesta sexta e sábado (17) o maior quantitativo de insumos em 24h para o combate da Covid-19 desde o início da pandemia....