Aperte enter para pesquisar

Irati

Aumento de casos de covid sobrecarrega setor de Saúde em Irati

Bárbara Gardin

-

20 de novembro de 2020

Unidade de Saúde do Ginásio de Esportes do Rio Bonito atende de segunda à sábado para testes de covid. Foto: Divulgação

Irati vive o pior momento da pandemia do coronavírus. Após a fase de pico vivenciada no mês de agosto e o começo do declínio na taxa de contágio, novos casos da Covid-19 em grande escala começaram a ser registrados novamente no início de novembro, o que fez com que o setor de Saúde municipal ficasse em alerta.

 

O município hoje está em uma situação crítica, de acordo com a secretária municipal de Saúde, Jussara Kublinski Hassen. “Estamos entrando em um colapso na Saúde. Há uma média de 70 a 80 pessoas positivando por dia e mais de 500 em isolamento. Nossa equipe não está dando conta”, relatou.

 

Embora a Prefeitura de Irati já ter realizado a contratação de mais profissionais, ainda assim o sistema está perecendo, segundo a secretária.  “Nesta semana são mais seis técnicos de enfermagem e uma enfermeira que vão ajudar no monitoramento, já fizemos o remanejamento de profissionais, estamos realizando dois turnos no atendimento sentinela, mas ainda assim não está suprindo. O que conseguimos trazer para ajudar estamos fazendo”, conta Jussara. Cerca de 15 profissionais estão atuando no centro de monitoramento de positivados da covid em Irati.

 

UNIDADE SENTINELA

O Setor de Saúde reforça que a unidade sentinela para teste da Covid-19 continua sendo no Ginásio de Esportes do Rio Bonito. O atendimento no local é de segunda à sexta, das 7h às 19h, e aos sábados das 7h às 16h, sem intervalo. Além dos profissionais, o espaço conta com dois médicos também realizando os atendimentos.

 

“Foi cogitado mudar de local por conta do calor, mas não temos espaço em Irati que comporte 250 cadeiras com espaçamento. O que fizemos foi adquirir climatizadores para melhorar as condições de trabalho dos profissionais de saúde que cumprem seis horas de trabalho paramentados’, diz. “Por enquanto essa unidade está centralizada para os casos de covid porque nossos profissionais de saúde, de outras unidades, também estão adoecendo e cumprindo o afastamento”, afirma.

 

OCUPAÇÃO

Jussara ainda chama a atenção para que a população de Irati se conscientize e tome as medidas necessárias contra a covid, pois o sistema de saúde pública estadual como um todo está em uma situação de alerta. “Praticamente 98% das UTI’s do Paraná estão com ocupação”.

 

O boletim da covid desta sexta (20) aponta 16 iratienses em situação de internamento. A maioria deles está em hospitais referência de outros municípios por conta da lotação.

Compartilhe essa matéria!

Receba as notícias do Portal Clique no celular!

Comentários

Notícias Relacionadas

BOLETIM

58 pessoas são diagnosticadas com a covid-19 em Irati

Irati registrou 58 novos casos de covid-19 nesta segunda-feira (30). O município chegou a 1974 confirmações da doença e tem 1644 pessoas...

PANDEMIA

Vereador eleito de Irati e seu irmão estão internados com covid-19

O vereador eleito de Irati, Leomar Jacumasso, conhecido como Nego Jacumasso (PSD), está internado há 12 dias na Santa Casa diagnosticado com a...

OBITUÁRIO

Obituário - Funerária Nossa Senhora da Luz

Com pesar, a Funerária Nossa Senhora da Luz comunica o falecimento:   Miguel Bartiko, aos 93 anos. O velório acontece no Pavilhão da...