Aperte enter para pesquisar

Esportes

Arbitral definiu a disputa do Campeonato Paranaense 2021

Assessoria

-

11 de dezembro de 2020

Na tarde de ontem 10, o presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Pereira Cury, se reuniu com representantes das 12 equipes que disputarão o Campeonato Paranaense de 2021 para definir os detalhes da competição. Participaram do encontro virtual Azuriz, Athletico, Cascavel CR, Cianorte, Coritiba, FC Cascavel, Londrina, Maringá, Operário, Paraná Clube, Rio Branco e Toledo.

 

Também estiverem presentes o presidente da Comissão de Arbitragem da FPF, Afonso Vítor de Oliveira, o assessor da presidência Robson Seerig, o gerente de competições Marcius Koehler, o supervisor do Departamento de Registros e Transferências, Everton Amaro, e os representantes jurídicos da entidade Emerson Fukushima e Willian Hosaka.

 

Principal competição do Estado, o Campeonato Paranaense 2021 terá início previsto para 28 de fevereiro e o término previsto para 23 de maio, tendo a fórmula repetida da competição deste ano. Assim, o sistema de disputa acontece da seguinte maneira:

 

1ª FASE

 

Os clubes se enfrentam em turno único, com seis mandos de campo para os classificados de primeiro a sexto lugares na classificação geral da competição na temporada anterior, e cinco mandos para os demais, conforme tabela de jogos a ser divulgada pelo Departamento de Competições da FPF.

 

Seguem para a segunda fase os 08 melhores classificados ao final do turno único e os 02 que somarem o menor número de pontos (11º e 12º colocados) serão rebaixados.

 

2ª FASE

 

Nas quartas de final, os 8 classificados serão divididos em 04 grupos com 02 clubes e jogarão dentro de seus respectivos grupos em partidas de ida e volta. Os grupos “A”, “B”, “C” e “D” ficarão assim distribuídos:

 

GRUPO A – 1º COLOCADO – 1ª FASE x 8º COLOCADO – 1ª FASE

GRUPO B – 2º COLOCADO – 1ª FASE x 7º COLOCADO – 1ª FASE

GRUPO C – 3º COLOCADO – 1ª FASE x 6º COLOCADO – 1ª FASE

GRUPO D – 4º COLOCADO – 1ª FASE x 5º COLOCADO – 1ª FASE

 

O mando de campo da segunda partida será atribuído ao clube com a melhor classificação na primeira fase. Classificam-se para a terceira fase os 04 clubes que somarem o maior número de pontos ganhos em cada um dos grupos, considerados os resultados exclusivamente obtidos nesta fase.

 

Caso haja, ao término da segunda partida, igualdade de pontos ganhos, será considerado o primeiro critério de desempate o saldo de gols e, persistindo o empate, a disputa será nas penalidades.

 

3ª FASE

 

Na semifinal, os 04 classificados serão divididos em 02 grupos (“E” e “F”) e jogarão dentro de seus respectivos grupos em partidas de ida e volta.

 

Os grupos “E” e “F” ficarão assim distribuídos:

 

GRUPO E – VENCEDOR – GRUPO “A” X VENCEDOR – GRUPO “D”

GRUPO F – VENCEDOR – GRUPO “B” X VENCEDOR – GRUPO “C”

 

O mando de campo da segunda partida será atribuído ao clube que houver somado o maior número de pontos ganhos, considerados os resultados obtidos na primeira e segunda fases. Classificam-se os 02 clubes que somarem o maior número de pontos ganhos em cada um dos grupos.

 

Caso haja, ao término da segunda partida, igualdade de pontos ganhos, será considerado o primeiro critério de desempate o saldo de gols e, persistindo o empate, a disputa será nas penalidades.

 

4ª FASE

 

Na final, os 02 classificados formam o Grupo “G” e jogarão partidas de ida e volta.

 

GRUPO G – VENCEDOR – GRUPO “E” X VENCEDOR – GRUPO “F”

 

O mando de campo da segunda partida será atribuído ao clube que houver somado o maior número de pontos ganhos, considerados os resultados obtidos na primeira, segunda e terceira fases. Será considerado Campeão o clube que somar o maior número de pontos ao final da segunda partida, considerados os resultados exclusivamente obtidos nesta fase.

 

Caso haja, ao término da segunda partida, igualdade de pontos ganhos, será considerado o primeiro critério de desempate o saldo de gols e, persistindo o empate, serão cobrados pênaltis até conhecer o vencedor.

 

Na reunião também ficou definido que não haverá limite de quantidade de atletas para registro e que os mesmos podem ser inclusos no BID-e até o último dia útil anterior à oitava rodada da primeira fase. Serão disponibilizadas vagas para o Campeonato Brasileiro da Série D de acordo com o ranking nacional de clubes da CBF.

Compartilhe essa matéria!

Receba as notícias do Portal Clique no celular!

Comentários

Notícias Relacionadas

ESPORTE

CBF realiza sorteio da Copa do Brasil 2021

Na tarde de ontem (02), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou o sorteio dos confrontos da primeira fase da Copa do Brasil...

IRATI

Secretaria de Esportes faz apelo para atletas devolverem agasalhos e uniformes

Enquanto as atividades esportivas seguem paralisadas devido ao agravamento da pandemia da Covid 19 e sem data para o reinício, a equipe da...

IRATI

Projetos são avaliados na Secretaria de Esporte e Lazer

Com a finalidade de repassar as metas do ano e do mandato do prefeito Jorge Derbli para o esporte, o secretário André Demczuk esteve reunido ontem...