Aperte enter para pesquisar

Brasil

Aliel alerta para conscientização da violência contra a pessoa idosa

Assessoria

-

15 de junho de 2023

“É inaceitável observar os números e não tomar atitudes mais enérgicas e severas pra combater”, disse Aliel

 

No Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado nesta quinta-feira, o deputado federal Aliel Machado (PV), presidente da Comissão em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso) da Câmara dos Deputados, falou sobre a importância de ampliar as políticas públicas para os idosos no país. O parlamentar destacou que o número de idosos no Brasil, segundo o IBGE, é de 30 milhões de pessoas, o que representa cerca de 15% da população.

 

“Quero destacar nesse dia, que é o dia mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa, os números alarmantes que nos chegam de denúncias de violência física e psicológica, contra um grupo que e extremamente vulnerável. Mas o que mais nos preocupa são os números que não aparecem, por conta das dificuldades do sistema brasileiro de identificar essas agressões contra os idosos”, alertou ele.

 

 

Nos cinco primeiros meses deste ano, o Disque 100 recebeu 47 mil denúncias de violência contra idosos e registrou 282 mil violações de direitos, um aumento de 57% no número de denúncias e de 87% no de violações.   “É inaceitável observar os números e não tomar atitudes mais enérgicas e severas para combater. Chamamos atenção dos familiares, para que também possam fazer identificação que na maioria dos casos acontecem dentro das nossas casas”, afirmou Aliel.

 

O deputado ressaltou ainda que, em menos de dez anos, o contingente de idosos no país aumentou quase 40%. “Por isso, nós temos compromisso nesta comissão de aprovar lutas por políticas públicas que chamem atenção da sociedade para esse tema tão importante que é a proteção aos nossos idosos”, disse.

 

A Cidoso, presidida pelo parlamentar paranaense, também anunciou que durante o mês de junho irá preparar conteúdos de conscientização sobre o tema da violência contra os idosos com o tema “Junho violeta”. “No mês de junho, o combate à violência contra a pessoa idosa ganha um destaque especial. Vale lembrar que existem diversos tipos de violência: violência física, psicológica, patrimonial e abandono”, alerta a publicação numa rede social. A Comissão orientou ainda que, ao sofrer ou presenciar qualquer tipo de violência contra o idoso, é preciso informar os Direitos Humanos através do Disque 100.

Compartilhe essa matéria!

Receba as notícias do Portal Clique no celular!

Comentários

Notícias Relacionadas

PRORROGADO

Contran prorroga prazo para realização do exame toxicológico; veja o calendário

Condutores flagrados dirigindo veículos destas categorias com exame toxicológico vencido por mais de 30 dias serão multados a partir de 1º de...

ECONOMIA

Benefícios do INSS acima do mínimo terão reajuste de 3,71%

Teto da Previdência Social subirá para R$ 7.786,01   Os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) acima de um salário...

ESPORTE

Zagallo sai de cena depois de respirar futebol por 92 anos

O tetracampeão mundial nos deixou nesta sexta-feira (5); CBF decreta luto de sete dias pela morte da lenda do futebol   Maior campeão do...