Aperte enter para pesquisar

Rural

Agricultura orgânica abastece escolas e entidades assistenciais de Irati

ASSIS conta com quase 60 agricultores e variedades de produtos

Kelly Ramos

-

04 de agosto de 2021

Edilson e Giovani com parte da produção encaminhada para escolas de Irati. Foto: Kelly Ramos

Aproximadamente 60 agricultores de Irati produzem alimentos orgânicos, que em 2021 ganharam espaço nas refeições de alunos das redes municipal e estadual de ensino, além de entidades assistenciais, que prestam atendimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

 

Os produtores integram a Associação de Agricultores Agroecológicos São Francisco de Assis (ASSIS), que tem como base a agricultura familiar, e desde o ano passado vem se reestruturando e busca mais associados para expandir o comércio de produtos livres de agrotóxicos.

 

 

De acordo com o agricultor e colaborador da ASSIS, Edilson Santos, hoje a produção é principalmente destinada ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), atendendo as 16 escolas estaduais e toda a rede municipal de ensino. Também são entregues produtos aos Centros de Referência de Assistência Social e entidades do município. Durante o ano também são disponibilizados ao Instituto Federal do Paraná (IFPR) 394 kits, com 10 variedades de alimentos, os quais são distribuídos aos estudantes.

 

“Temos entre 50 a 60% dos agricultores já com certificação de produção orgânica. O restante está em processo de transição”, comenta Edilson. Ele explica que alguns fatores ajudam a Associação a se destacar e cumprir as exigências de editais para ser fornecedora, como trabalhar com produtos orgânicos, ser local, contar com mais mulheres e jovens associados no seu quadro. “A principal fonte de renda dos pequenos agricultores é através do fornecimento a esses programas, em que a compra é garantida”, acrescenta.

 

Segundo Edilson, entre as ideias futuras, estão a comercialização dos produtos na Feira do Produtor Iratiense e também ter uma feira própria no Armazém Solidário, localizado ao lado da Unidade de Saúde da Vila São João, onde também funciona a sede da ASSIS.

 

MUDANÇA – Cultivar produtos orgânicos é um processo que conta com adaptações no trabalho e na propriedade, que deve levar em consideração a preservação ambiental. O agricultor e presidente da ASSIS, Geovani Tiago Tohouca, decidiu transformar boa parte da sua produção e hoje entrega uma grande variedade de produtos.

 

Ele explica que mudou a forma de cultivo dos alimentos, em primeiro lugar, pela  sua saúde, que já sentia os efeitos do uso de agrotóxicos que aplicava no dia a dia, e também pela qualidade do produto orgânico. “O alimento orgânico você pode colher na roça e comer na hora. Os outros não”, ressalta ele.

 

Geovani comenta que a produção orgânica apesar de mais trabalhosa, gera menos custos e mais lucros para quem cultiva, sendo a grande aliada a própria natureza.

 

PARCERIAS – A ASSIS conta com uma rede de parceiros, que contribuem com novos conhecimentos, trocas de informações, para que o trabalho seja ampliado e desenvolvido. Entre eles estão o Instituto Federal do Paraná (IFPR), através do curso de Agronomia, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do departamento de Nutrição, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e Unicentro, Emater, Prefeitura, entre outros.

 

A produção rural também é transformada. A ASSIS conta com produtos como pães e bolachas feitos em cozinhas na área rural do município, como a localizada em Arroio Grande, composta por seis mulheres, que fazem tudo a base de orgânicos. Também tem produtos semiprocessados, como mandiocas e abóboras cortadas e congeladas, facilitando a vida dos consumidores e agregando valor a produção.

Compartilhe essa matéria!

Receba as notícias do Portal Clique no celular!

Comentários

Notícias Relacionadas

RURAL

Irati terá Feira do Pêssego de 20/11 a 22/12

A Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar de Irati definiu as datas para a realização da Feira do Pêssego 2021. O...

RURAL

Valorizando a sustentabilidade, agricultores familiares da região recebem sementes crioulas

Produtores que integram a Associação dos Agricultores Ecológicos São Francisco de Assis, a ASSIS, receberam recentemente, através de um projeto...

RURAL

Piscicultura faz parte da formação de alunos da Casa Familiar Rural de São Mateus do Sul

Com apoio dos técnicos do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), em parceria com a Petrobras, os educadores da Casa Familiar...